Numa janela qualquer eu desenho um flor amarela…

Enquanto a chuva cai e embaça os vidros das janelas, cada jogador tem como objetivo montar sua janela com as cartas tentando ao máximo planejar os movimentos para receber mais pontos: este é Misty, um lançamento do final de 2020 da PaperGames!

Agradecimentos à editora parceira pelo envio do jogo!

mistycaixa

Mecânicas
– Seleção de cartas
– Gestão de mão

A montagem da janela é o mais importante em Misty, assim como também o ponto central do jogo. Cada jogador(a) escolhe uma carta da mão e coloca na mesa com a face para baixo. Uma vez que todos escolheram as cartas elas são reveladas e posicionadas onde cada quer na sua respectiva janela.

misty_componentes1
Componentes e cartas promocionais

Cada janela pode ter 3 colunas com 4 cartas cada ou 4 colunas com 3 cartas cada, sempre totalizando 12 cartas nesses dois formatos. Nesse momento, após duas rodadas de cartas, os poderes das mesmas entram em ação.

Os poderes variam desde movimentar uma carta para direita ou esquerda, até mesmo “comer” outra carta, como é o caso da cartinha de “monstro” que elimina as cartinhas das “flores”. Algumas cartas possuem setas indicando como elas vão se movimentar após todas elas terem sido posicionadas. Cartas que forem cobertas por outras ou que saíram da janela podem deixar buracos que não valem pontos.

misty_partida1
Exemplo de partida

A pontuação é variável. Depois de duas rodadas para totalizar as doze cartas baixadas na janela vence quem tiver mais pontos!

A versão brasileira do jogo já vem com duas cartinhas promocionais: Arco e flecha 1 e 2!

Considerações divinas
… E com cinco ou seis cartas é fácil fazer um janela! Misty é um jogo pequeno, mais um lançamento da linha Pocket da PaperGames que retrata jogos pequenos, rápidos e divinamente divertidos para jogar. Nessa mesma linha o blog tem, já resenhados: Bandido, Claim, Brave rats, Quem foi? e Taco gato cabra queijo pizza.

Logo, seguindo esta linha de raciocínio, Misty traz uma diversão grande em uma caixa pequena, com partidas bastante rápidas e o melhor: um jogo totalmente jogável por crianças. Não depende de idioma, regras simples e pontuação variável que influencia na escolha e posicionamento das cartas. Um ótimo incentivo para o planejamento dos pequenos e pequenas.

Talvez a simplicidade de regras não seja tão agradável para alguns, principalmente para os jogadores mais exigentes.

Pontos positivos
– Simples, rápido e fácil
– Regras objetivos
– Excelente para crianças

Pontos negativos
– Simplicidade de regras podem não agradar