Dispute a supremacia do reino dos ratos em Brave Rats

“Terras Altas, Século XIII. Com o súbito desaparecimento do Rei dos Ratos, o reino está agora sem um soberano. Dois clãs de ratos surgiram para reivindicar o poder.” – Caixa do jogo

braveratscaixa1

Brave Rats é um jogo exclusivo para 2 jogadores lançado lá fora em 2011 e criado por Seiji Kanai, o mesmo criador de Love Letter e Say bye to the villains, com as artes de Christophe Swal (When I Dream, The Dwarf King). Aqui no Brasil chegou este ano de 2019 pela PaperGames!

Agradecimentos divinos à editora pela confiança no blog divino!

Mecânicas
– Ação simultânea

Cada jogador representa um clã de ratos que precisam lutar pela supremacia, já que o Rei Rato desapareceu e não existem súditos para assumir o trono. Entretanto, cada clã possui um príncipe que está apaixonado pela princesa do clã oposto e, portanto, precisa tomar cuidado para cair de amores durante as disputas pelo trono!

braverats_geral1
Componentes

Os jogadores escolhem 1 cor e pegam todas as cartas do seu clã para si. Então cada um escolhe uma carta e revela ao mesmo tempo. Cada uma das cartas, numeradas de 0 a 7, possui um poder de uso obrigatório e, caso os poderes informem o contrário, vence a carta com o valor mais alto.

braverats_cartas1
Cartas do clã azul

Entretanto é claro que os poderes podem se anular, alterar ou espelhar cartas jogadas anteriormente, logo muita atenção é necessária. Cada carta que vence uma rodada deve ficar separada para indicar um ponto de vitória.

Após vencer quatro rodadas, a partida termina com um clã vencedor. Porém, se em algum momento do jogo a princesa de um clã for jogada e o príncipe do outro clã também, então a partida acaba imediatamente com a vitória do clã que pertence à princesa que foi jogada!

braverats_poderes1
Princesas podem garantir a vitória rapidamente

Considerações finais
Lembra de Love Letter? Então eis aqui um jogo pequeno com um “gostinho” de Love Letter, porém mais bem mais rápido e feroz!

Brave Rats, antes conhecido apenas como “R” em sua primeira versão, é um jogo pequeno de baixo custo onde a disputa é rápida e rasteira, logo todo cuidado é pouco. Não adianta fazer uma longa leitura do oponente, pois a carta jogada é uma surpresa.

As regras simples, como sempre, podem afastar os mais exigentes. Porém, para quem gosta de se divertir com pouco e de forma objetiva, Brave Rats cumpre muito bem esse papel. E ainda vem com cartas em tamanho padrão, o que facilita a aquisição de sleeves (shields ou luvas, como preferir).

O jogo ainda conta com variantes muito interessantes – particularmente, tente a compra de apenas 3 cartas – trazendo mais fôlego à um jogo trabalha sua rejogabilidade em cima de partidas rápidas sempre com um gosto de jogar de novo.

Pontos positivos
– Simples e rápido
– Baixo custo de compra
– Dá para jogar diversas vezes em pouco tempo

Pontos negativos
– Regras simples podem afastar os mais exigentes