Afinal de contas, o que é uma ludoteca básica?

O que diabos é uma ludoteca? Ainda mais “básica”? É de comer, é de montar, é de jogar? Possui jogos, mas fica parada em um ambiente. É uma coleção? Sim, tudo ao mesmo tempo (menos a parte de comer), mas organizado.

De acordo com o dicionário online Priberam, ludoteca é o seguinte:

Local onde existe uma coleção de jogoslivros e discos para utilização dos seus visitantes (ou consumidores).

Já no portal Wikipédia

Ludoteca é um equipamento cultural de natureza pública ou privada, dedicada ao fornecimento de ambiente e um catálogo de jogos para utilização ou empréstimo. O termo se confunde, principalmente em Portugal, com o que no Brasil é chamado de “brinquedoteca“, tal como acontece com jogos e brinquedos.

E para a gente, que só joga? Para quem só curte os jogos de mesa, a “ludoteca” é o espaço onde ficam os jogos de mesa em si e onde também é possível usufruir deles, brincar a vontade, voltar a ser criança, exercer o lado lúdico de cada um. O “lúdico” é um adjetivo masculino de origem no latim “ludos” que remete para jogos e divertimento. Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento!

tabuleigocatalgeral

Sabendo o que é, qual é a importância de se ter uma ludoteca em casa? A importância da existência de uma ludoteca é não só organizar uma coleção (ou ao menos parte dela), mas também poder ter mais uma ferramenta de socialização com quem frequenta o ambiente familiar da casa dos jogadores. Da mesma forma que se convida alguém para tomar um café, por que não convidar para jogar um jogo? A ludoteca certamente possuirá jogos diversos para diferentes tipos de jogadores, de acordo com gostos diferentes e experiência prévia com jogos de cada um.

Os “gêneros” são apenas “famílias” de jogos, organizações não tão comuns de encontrar por aí, mas que podem ser úteis para a organização de uma coleção em uma escala maior. Normalmente os jogos podem ser separados em jogos de nicho e jogos de mercado, mas a nomenclatura não importa tanto assim. Os jogos de “nicho” são aqueles conhecidos por serem vendidos por lojas e espaços focados em jogos de tabuleiro modernos (como a Bravo Jogos, por exemplo), enquanto os jogos de “mercado” são os clássicos que encontramos em hipermercados, shoppings, lojas de brinquedo ou departamento, grandes comércios eletrônicos, etc. Daí, dentro desses gêneros, temos jogos estratégicos, familiares, festivos, abstratos e jogos de destreza. Na ludoteca básica podemos deixar de lado os jogos de guerra e os temáticos (com temas de filme, por exemplo), pois representam um peso maior ou mais pessoal em termos de regras.

xadrez

O foco da ludoteca deve ser um equilíbrio dentre temas de jogos, duração de partidas e facilidade de aprendizado das regras. Visita novas? Tem jogo. O vô e a vó chegaram? Tem um abstrato legal para ensinar. Os sobrinhos ou priminhos estão vindo amanhã? Tem festivo ou familiar para jogar. Nada para fazer um final de semana ao final do mês? Música no celular, salgadinhos no cumbuca e jogos exclusivamente para 2 que vão salvar o final de semana.

Para facilitar, toda vez que uma postagem sair sobre a ludoteca básica, essa aqui também será atualizada. Vamos que vamos!