Financiado com sucesso: Poranduba, jogo inspirado na cultura popular brasileira

Um jogo de cartas brasileiro inspirado pela cultura popular nacional entrou em financiamento coletivo na segunda-feira do dia 7. Entre as 55 cartas do baralho, criaturas clássicas do folclore como sacis, lobisomens e mulas sem cabeça dividem espaço com representações de parteiras, benzedeiras, palhaços de Folia de Reis e outros. Em 24 horas foram 50% da meta para a publicação do jogo já foi batida e na publicação desta postagem o jogo já estava financiado!

De nome curioso, “Poranduba – Cartas de Cultura” é um jogo de cartas estratégico com três modos de jogo que contemplam uma a quatro jogadores. Planejado para públicos a partir dos 12 anos de idade, o objetivo básico é usar os efeitos das cartas para vencer os desafios em cada partida. Existem 15 diferentes desafios no total que podem exigir desde o combate até mecânicas inusitadas, como fazer uma rima num Duelo de repente ou falar sem gaguejar o trava-línguas do Ninho de Mafagafos.

Poranduba

A direção de arte do projeto é do ilustrador André Vazzios que ficou notório no mercado dos RPGs como ilustrador e colorista das revistas Tormenta, hoje na Jambô Editora. No total 27 ilustradores participaram do projeto, de 13 estados diferentes: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A campanha de financiamento coletivo está disponível no site www.catarse.me/cartasdecultura e fica no ar até meados de setembro. Além do baralho é possível adquirir posteres exclusivos, ecobags e uma moeda personalizada em que o Saci é a “cara” e a “coroa” é sua Carapuça. Vale a pena dar uma olhada!