Hora da feira: Tinco!

Tinco é um jogo brasileiro lançado em 2015 pelos paulistas Gustavo Barreto e Alessandro de Oliveira, com as artes de Benson Chin. Um lançamento da Devir que até hoje se encontra a venda, dado o divino sucesso!

Mecânicas
– Negociação
– Colecionar conjuntos
– Gerenciamento de mãos
– Batata quente
– Corrida
– Tempo real

Depois de verificar a quantidade de jogadores e separar tudo de acordo, cartas de animais são distribuídas para todos além de uma carta de “torre” para marcar a pontuação de cada turno. O objetivo maior é formar uma mãos de 5 animais iguais e também ficar com um pedaço do medalhão que está ao centro da mesa. Se isso não for possível é necessário pelo menos pegar o medalhão para não perder pontos!

tinco1

Para trocar cartas é necessário oferecer a mesma quantidade de cartas que vai receber, sem revelar o conteúdo, para qualquer um que quiser à mesa. No meio das cartas de animais existe uma carta malvada que é a carta do medalhão quebrado, o que faz perder um ponto de vitória caso fique com ela ao final do turno (verdadeira batata quente).

As trocas são feitas todas ao mesmo tempo, bem similar a uma feira de final de semana, e quando um jogador completa sua mão de 5 animais iguais (“formar um tinco” dentro das regras e tema do jogo), ele precisa pegar um pedaço do medalhão no centro da mesa para poder fazer seu ponto de vitória. Com toda essa brincadeira de cartas, pedaços (cacos) do medalhão e carta do medalhão quebrado, algumas situações podem ocorrer:

  • Quem formou o tinco e pegou um caco do medalhão faz 1 ponto
  • Quem não fez o tinco, mas pegou um caco não faz ponto
  • Quem não pegou um caco perde um ponto
  • Quem ficou com a carta de medalhão quebrado, mas fez o tinco e pegou um caco não faz ponto, também não perde
  • Quem ficou com a carta de medalhão quebrado, não fez o tinco e pegou um caco, perde um ponto
  • Quem ficou com a carta de medalhão quebrado, não fez o tinco e nem pegou um caco perde dois pontos

tinco2

Toda vez que alguém fizer a mão de 5 animais primeiro deve pegar um caco do medalhão, depois todos que estiverem atentos fazem o mesmo, daí a rodada acaba e se verifica acima o que ocorreu individualmente. Quem fizer 5 pontos positivos primeiro ganha ou se alguém fizer 5 pontos negativos antes, então ganha quem tiver mais pontos positivos.

tinco3

Considerações divinas
Tinco é jogo caótico e divertido para crianças, adultos, idosos e todo tipo de jogador de acordo com sua experiência com tabuleiros, ou seja, atende todas as tribos, dos mais novatos com os jogos de mesa até os mais veteranos.

Claro que caos gerado por 3 a 6 jogadores falando ao mesmo tempo pode desagradar alguns, porém esse também é o ponto alto do jogo. No meio do caos e falatório as vezes é possível todos trocando cartas e ninguém se ligando que um caco do medalhão já foi pego!

Não há muito o que digitar sobre um jogo simples que oferece bastante diversão, salvo que, para finalizar, ainda é possível deixar um pouco mais difícil com o modo “por cores” do jogo, onde é necessário juntar 5 animais quaisquer da mesma cor.