A série UNDO te faz viajar no tempo para desvendar mortes

UNDO é uma série de jogos de dedução criada por Michael Palm e Lukas Zach em 2019 e conta com as artes de Lea Fröhlich e Lisa Lenz. Chegou ao Brasil em 2020 através da editora PaperGames.

Esta resenha foi feita com base em algumas partidas do jogo UNDO: Festival da flor de cerejeira.

undocaixa1

Mecânicas
– Cooperativo
– Dedução
– Narração de histórias

A série UNDO combina o tema da viagem no tempo com histórias diversas onde os jogadores devem montar peça por peça do que ocorreu a partir do fato principal da morte de um personagem. Em cada salto no tempo surge a escolha em como eles podem mudar o passado e nem toda mudança é uma mudança para melhor.

undo1
Preparado para começar

Este é um jogo de investigação que vai guiando os jogadores a cada carta aberta, pois não possui um manual a parte com todas as regras. A jogabilidade é muito simples e a preparação do jogo deixa todas as ferramentas de investigação à mostra: cartas grandes com o texto do que ocorreu e do que deve ser descoberto, cartas menores de salto no tempo e pistas e por fim as cartas também de resolução.

Na leitura das cartas grandes o cenário é desvendado e a partir daí os jogadores tem poucos saltos no tempo para ver outras partes da história e tentar entender o que ocorreu. Sempre existem perguntas e opções de respostas nas cartas grandes e o grupo de jogadores deve concordar em como responder. Cartas de pistas podem ajudar nesse momento.

undo2
Jogo em andamento

A partida acaba quando todas as cartas de salto no tempo forem usadas. Então a carta de resolução é aberta para ver a pontuação que vai de acordo com os acertos do grupo.

Este é um jogo de serie de 3 jogos no Brasil e outros mais lá fora. A PaperGames trouxe os 3 primeiros para o mercado nacional: A “Flor de cerejeira” tem como tema uma morte familiar no Japão, o “Sangue na sarjeta” coloca os jogadores nos Estados Unidos dos anos 1920 e “Maldição do passado” se passa na Alemanha e no Egito Antigo.

Considerações divinas
Diferente de outros jogos de investigação ou “escape room”, a série UNDO possui alguma rejogabilidade, pois finais diferentes de derrota ou vitória podem acontecer. Formular uma teoria com base nas cartas por ser algo certeiro ou totalmente fora da curva. Este aqui não é bem um jogo “escape room”, mas muito mais um jogo de investigação, ainda assim são linhas próximas que envolve quebra-cabeças, perguntas, possibilidades e decisões em grupo.

Existe um certo “sentimento” de que os jogos da série se pareçam com livros-jogos por terem finais diferentes e caminhos diversos.

Os componentes são de ótima qualidade e por não ser um jogo legacy, pode ser revendido ou trocado sem problema. Toda a série é claramente bem trabalhada em enredo e tradução e possui bom conteúdo de cartas para render uma boa partida bom bastante debate sobre a conclusão da história.