Artifacts, Inc. e a corrida por artefatos para os museus

Artifacts Inc. é um jogo 2014 criado por Ryan Laukat (Above and Below), com as artes de… Ryan Laukat! Artista e criador de jogos são a mesma pessoa, tanto para este quanto para outros títulos do autor.

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Mecânicas
– Alocação de trabalhadores
– Influência/Maioria na área
– Rolagem de dados
– Alocação de trabalhadores com dados
– Colecionar conjuntos
– Pontos de ação
– Compra aberta

Artifatcs, Inc. é um jogo onde se utiliza dados para realizar ações através da colocação dos mesmos nas cartas de equipamentos, expedições e outras. O objetivo aqui e ter mais pontos de reputação ao final da partida.

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No turno de cada um, os dados são rolados e os resultados dos dados é que o que vai guiar o(a) jogador(a) para quais cartas ele(a) pode utilizar: obter mais dados, obter dinheiros do jogo, desenvolver artefatos, comprar outras cartas, etc. Os dados só podem ser usados uma vez por carta e obter mais dados durante a partida é sempre uma boa ideia.

Dentro da mecânica principal do jogo existe as “cartas de mergulho” que é um baralho pequeno para resgatar artefatos do fundo do mar. Quanto mais cartas são compradas, mas difícil fica de conseguir a próxima, pois os requisitos aumentam. Essas cartas de mergulho representam tantos pontos extras para quanto possibilidade de venda para obter mais dinheiro.

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Componentes. Foto: @foofire, BGG

O jogo gira em torno da alocação dos dados até que alguém alcance 20 pontos de reputação e isso dispara o final da partida. A partir daí existe a contagem da pontuação, assim como uma disputa na maioria das cartas de museu, onde os jogadores que entregaram mais artefatos verificam quem possui a maioria de cubinhos para ganhar pontos extras.

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Considerações divinas
Aqui existem um jogo de corrida com alguns aspectos extras, basicamente. Não é algo essencialmente ruim, mas depois de algumas partidas, deixa uma sensação de “mais do mesmo”. Esse aspecto de corrida se dá pelo gatilho de final de partida.

Também é necessário jogar diversas vezes não só para explorar o potencial de cartas e mais cartas do jogo, mas também para verificar os possíveis combos de cartas a serem feitos. Alguns, inclusive, dão pontos por posicionamento na área de jogo individual.

Dada suas mecânicas e escolhas, a demora na escolha das ações e cartas em cada turno é normal, o que requer paciência de quem está jogando.