Em Lume é você quem leva luz ao mundo

Lume ou Glow é um jogo de 2021 criado por Cédrick Chaboussit (Lewis & Clark) e que conta com as artes de Ben Basso e Vicent Dutrait (Jaipur). Aqui no Brasil foi lançado com o nome de “Lume” em 2022 pela Galápagos Jogos.

caixalume

Mecânicas
– Colecionar conjuntos
– Force sua sorte
– Rolagem de dados

Lume é um jogo dividido em etapas a cada turno, onde cada jogador lidera um aventureiro que busca outros companheiros para reunir pontos de luz em um mundo que está coberto pela escuridão.

lume_componentes1

Cada turno é dividido em etapas que são executadas individualmente: contratar cartas de companheiros, pegar os dados acima destas cartas, pegar os bônus e recursos das cartas, rolar os dados, aplicar possíveis efeitos das cartas dos companheiros e, finalmente, andar pelo tabuleiro de jornada.

lume_cartas1

Os pontos de luz (ou vitória) são criados através das combinações de recursos dos dados que permitem realizar esta ou aquela habilidade de cartas. As habilidades vão desde simplesmente gerar pontos de luz até eliminar um bom companheiro. Toda carta descartada vai para o cemitério do jogo e só pode voltar caso algum outro companheiro permita.

lumepartida
Foto: tabletopping, Instagram

Além disso, ainda é possível fazer mais pontos de luz através das viagens no tabuleiro central, que é o tabuleiro de jornada, acumular marcadores de vagalumes nas garrafas para ganhar pontos ao final do jogo e a maioria dos companheiros dá pontos.

Vence quem tiver mais pontos de luz!

Considerações divinas
Lume é o típico jogo cheio de potencial que passa despercebido em um mercado com dezenas de lançamentos mensais, o que é uma pena, pois este é um jogo cheio de pequenas reviravoltas muito interessantes, linda arte de poucas cores e mecânicas cheias de sinergia.

A ideia de rolar os dados com base nas cartas que cada jogador escolhe em cada um dos seus turnos traz muita sorte e Lume oferece poucas formas de mitigar essa sorte: isso pode deixar o jogo frustrante para alguns e desafiador para outros. A experiência adquirida nas partidas permite melhorar isso.

Todos os resultados dos dados são utilizados tanto nas cartas de companheiros quanto no tabuleiro de viagem e, ao final da partida, uma pequena salada de pontos está pronta com pontos nas cartas, tabuleiro, marcadores e trilha de pontos de luz em si. Os componentes são um espetáculo a parte, sem dúvida.

Existem combos muito interessantes a serem criados dentro de Lume, mas esses combos pode acabar sendo de única utilização por conta da mecânica de ter que eliminar alguns companheiros, o que traz um dinamismo interessante à partida.