Um clássico presente: Abalone!

Abalone (também conhecido como Polaris) é um jogo abstrato criado em 1987 por Michel Lalet e Laurent Levi, onde a versão original também conta as artes dos autores. No Brasil foi lançado de forma distinta por duas empresas grandes: a versão preto e branco da Ludens Spirit e a versão em madeira da Mitra. As versões brasileiras chegaram em 2010.

Agradecimentos a Ludens Spirit pelo envio do jogo!

abalonecaixas1

Mecânicas
– Movimento em grades
– Controle/Influência de área
– Toma essa

Um jogo com regras simples e muito fácil de aprender e que permite formar ótimas estratégias: este é Abalone! Neste jogo abstrato vence quem conseguir empurrar as 6 peças do adversário para fora do tabuleiro. Simples assim.

abalone_componentes1
Componentes

Na vez do(a) jogador(a) é possível empurrar de uma a três bolinhas da respectiva cor e se na direção empurrada houverem bolinhas adversárias em menor quantidade elas também se movimentam. Essa é a forma de conseguir retirar as bolinhas do adversário e pontuar.

abalone_setup1
Jogo preparado para iniciar partida

Ganha a partida quem conseguir empurrar todas as bolinhas adversárias para fora do tabuleiro primeiro. O jogo ainda conta com mudanças de regras e modos de jogo que aumentam ou mudam o desafio de vitória.

abalone_partida1
Partida em andamento

Considerações divinas
Abalone é uma corridinha: quem empurrar primeiro ganha! Entretanto isso não quer dizer que não possui profundidade em suas jogadas.

O jogo estimula percepção abstrata espacial, a criatividade e o raciocínio podendo ser comparado à uma luta de sumô, esporte japonês onde vence quem conseguir empurrar o adversário para fora dos limites da área de luta. Como na luta japonesa, quem conseguir ler os movimentos adversários tem facilidade maior na partida.

Crianças e idosos podem jogar facilmente Abalone e igualmente é fácil gostar do jogo por conta da sua facilidade de regras, dificuldade de vitória e profundidade de estratégias por conta da leitura do adversário e da antecipação de movimentos. Talvez as regras simples possam não agradar tanto aos mais exigentes, mas certamente os amantes de abstratos vão se encantar com um jogo que não se apoia em captura ou pulo de peças.

Pontos positivos
– Simples, rápido e fácil de aprender e jogar
– Atende para todos os públicos

Pontos negativos
– Simplicidade de regras pode desagradar alguns