Siege é um jogo abstrato de dois exércitos distintos

Siege é um jogo criado pelo grupo GMK (Games Modern Knowledge), uma empresa brasileira de desenvolvimento de jogos, e publicado pela Mitra em 2012.

Agradecimentos à parceira divina Mitra pelo jogo enviado!

siegecaixa1

Mecânica
– Movimento ponto-a-ponto

Siege é um jogo baseado na antiga tática militar de cerco (ou sítio), onde um exército cercava um castelo evitando que os inimigos saíssem do local e que a comida entrasse no mesmo local. Uma das formas mais antigas de lutas entre reinos.

Aqui, cada jogador controla um dos exércitos, o amarelo ou o vermelho. Com posicionamentos bem diferentes, cada exército tem uma missão específica, o que direciona a vitória de forma também diferente.

siege_componentes1
Componentes

O exército amarelo, posicionado ao centro, precisa fazer com que o exército vermelho não tome a posição central do tabuleiro e, ao mesmo tempo, trabalhar bem para eliminar as peças adversárias. Já o exército vermelho precisa capturar a posição central do tabuleiro, enquanto luta para não ser completamente eliminado!

A partida acaba quando ou um dos exércitos não tiver mais peças ou novas capturas não forem possíveis.

siege_partida1
Partida pronta

Considerações divinas
Siege é mais um jogo exclusivamente para 2 jogadores da Mitra com a qualidade de produção e diversão que a empresa veterana proporciona. Jogos com regras simples e estratégia profunda e difíceis de se dominar.

O grande diferencial aqui – e também o ponto mais alto do jogo – é o posicionamento dos exércitos, pois condiz totalmente com o objetivo de cada cor. Um lado precisa se defender e o outro atacar, simples, porém cada escolha literalmente leva à uma renúncia.

Se um dos jogadores for defensivo demais ou ainda ter receio de perde suas peças, infelizmente esse é um jogo que pode demorar um pouco mais.

Pontos positivos
– Regras simples com profunda estratégia
– Posicionamento inicial diferente do habital
– Fácil de aprender, difícil de dominar

Pontos negativos
– Partidas podem demorar