Códigos. Duplas? Interceptor!

Interceptor é o segundo jogo da editora mineira Galbs Games (parceira divina!), de autoria de Felipe Galery, Gabriel Santana e Ingrid Spangler. As artes ficaram por conta de Ingrid e este é um jogo lançado ontem, dia 13 de julho de 2020!

Agradecimentos divinos à Galbs Games pelo envio deste maravilhoso pequeno jogo!
interceptorcaixa1Mecânicas
– Blefe
– Dedução
– Jogo em equipe
– Memória
– Reconhecimento de padrão

O jogo precisa exclusivamente de 4 pessoas onde em duas duplas deve ser jogado. Cada dupla possui um determinado objetivo e esse objetivo se dá através da combinação de cartas com símbolos iguais. Simples, porém cada carta possui dois símbolos!

Com as duplas arranjadas, uma das duplas precisa trocar mensagens e enviar “propinas” sem que as mesmas sejam interceptadas (“interceptor”, entenderam?). Já a outra dupla precisa impedir essa troca.

interceptor_componentes1
Componentes

A partida e a interação se desenrola através de códigos secretos e precisa cuidar para que seu código não seja descoberto, assim como trabalhar para tentar descobrir o código adversário. Quanto aos códigos, um serve para indicar “propina” e outro serve para indicar “mensagem” e podem ser qualquer coisa: levantar a sobrancelha, coçar o queijo, piscar um dos olhos, mexer em uma das orelhas, etc.

Depois de combinar os códigos e de sentar de frente ao parceiro, uma carta é jogada a carta turno. O primeiro jogador coloca uma carta virada para baixo, usa o código para informar qual lado está virado para cima e a sua dupla deve seguir. O mesmo se dá para a dupla adversária.

interceptor_cartas1
Cartas

Entre erros e acertos, o objetivo principal é fazer com que a dupla adversária perca suas cartas. Ainda é possível usar uma variante do manual e estabelecer pontos por acertos nas cartas das duplas.

Considerações divinas
Jogos de duplas, códigos secretos e cartas combinadas? Isso claramente lembra uma forma de jogar carteado chamada Truco (converse com seus avós) ou ainda um lançamento antigo da Legião Jogos chamado Scippio.

Entretanto existem duas características bem claras que elevam Interceptor sobre a concorrência: as cartas são todas iguais e não existe a obrigatoriedade de juntar cartas para realizar alguma ação no jogo. Finalizou a carta de algum jogador oponente? Vitória simples e direta.

As partidas realmente duram em torno de 10 minutos conforme a caixinha do jogo diz. Para um segundo lançamento da editora novata Galbs Games, sendo o primeiro o jogo Vela (que se São Meeple assim quiser um dia será resenhado no blog divino!), Interceptor entrega uma experiência honesta, diferente e divertida, pois são raros jogos exclusivos para 4 jogadores e que lidam com códigos secretos mas que devem ser feitos para todos à mesa.

Portanto, nada de chutinhos embaixo da mesa e boa sorte em interceptar tudo que se passa à mesa! Vale mencionar que este é o jogo vencedor do concurso da editora Button Shy Games. Parabéns!

Pontos positivos
– Simples, rápido e fácil
– Experiência divertida e para 4 jogadores

Pontos negativos
– Simplicidade de regras pode desagradar os mais exigentes