Destile todo seu ódio em Game of HAM

Game of HAM: Adult set é um jogo adulto e festivo criado e desenhado por Bill S. Naim e lançado em 2019 pela Game of HAM LLC.

Agradecimentos pela cópia do jogo enviada diretamente da terra do Tio Sam!

gameofhamcaixa12

Mecânicas
– Gestão de cartas
– Votação

O acrônimo HAM, que se trata de Hating All Humankind (algo como “Odiando Toda a Humanidade” em tradução livre) trata de cartas de conteúdo adulto, com conteúdo criativo que pode gerar piadas e situações hilárias, inclusive, algumas vezes, bastante pesadas!

ham_componentes1

Game of HAM possui variantes e diversas formas de jogar com grande foco na competição, mas aqui na resenha divina será coberto do modo principal, que é com tabuleiro e com as cartas.

ham_pergunta1
Perguntas

Os jogadores começa no primeiro espaço branco no tabuleiro e devem seguir até o último espaço de cor amarela no tabuleiro final, da esquerda para a direita. Algum jogador assume o papel de “juiz” e os outros devem jogar cartas de resposta, da cor rosa, para responder a uma pergunta que foi feita pelo juiz através de uma carta preta.

ham_resposta1
Exemplo de respostas

Quem vence a resposta, que é escolhida pelo juiz, pode se mover um número de casas no jogo, de acordo com a carta da pergunta. Se cair em uma casa colorida com um círculo vermelho aquele jogador deve comprar uma carta daquela cor para si e essas cartas geralmente são habilidades para se ajudar ou atrapalhar os adversários. Em diferentes modos de jogo, as casas coloridas são utilizadas de outras formas. Espaços com números apenas movem o marcador do jogador para frente.

ham_geral1
Cartas coloridas para as habilidades

Considerações divinas
Enquanto no universo dos jogos de tabuleiro existem os jogos de cartas similares como Cards Against Humanity e Patuscada (até mesmo Dixit se for considerar a mecânica somente com imagens), Game of HAM traz um conteúdo adulto, voltado inclusive para o humor ácido e pesado. Jogo adulto para adultos, não se engane!

Vale o aviso divino: algumas combinações podem se tornar claramente ofensivas, independente do nível de conhecimento da cultura e gírias em inglês.

A parte do tabuleiro em si onde ocorre a disputa por vitória e pontos é o grande diferencial de HAM para os concorrentes, aliado ao extremo conteúdo de mais de 800 cartas. O jogo em si é um tanto quanto direcionado à criação de piadas em geral, porém as possibilidades de competição com o tabuleiro e modos de jogo redirecionam a estratégia dos jogadores: rir é bom, mas ganhar é melhor ainda.

Somado ao conteúdo massivo do jogo base, o título ainda conta com diversas expansões, variantes de regras e modos de jogo para mudar a forma de se utilizar o produto.

Pontos positivos
– Diferentes modos de jogo
– Competição com tabuleiro central

Pontos negativos
– Algumas cartas podem ser ofensivas