No fundo do mar de Aqualin tem muita disputa

Aqualin é um jogo da coleção de jogos para 2 da editora alemã KOSMOS, criado pelo italiano Marcello Bertocchi e conta com as artes da artista alemã Sophie Rekasowski. Um jogo pequeno lançado em 2020.

Mecânicas
– Ação/Movimento programado
– Coleção de componentes
– Colocação de peças
– Movimento em grade

aqualincaixa1

Lá no recife existe uma movimentação estranha dos animais e, através da colocação das peças desses animais, cada jogador tenta cercar e modificar o tabuleiro a seu favor: um tenta formar grupos de animais da mesma cor e o outro tenta formar grupos de animais iguais. Basicamente, quanto maior o grupo, melhor será a pontuação.

aqualin_componentes12

O tabuleiro do jogo é uma grande grade de 6×6 formando 36 quadrados, onde também existem seis criaturas diferentes e seis cores. Durante seu turno cada jogador(a) pode deslizar uma peça qualquer do tabuleiro quantos espaços quiser, para qualquer direção ortogonal. Logo em seguida coloca uma peça que desvirou (todas ficam fechadas) em qualquer área do tabuleiro e encerra seu turno.

aqualin_pecas2.1
Final de partida

Deslizar as peças possui seu limite: as outras peças. Cada outra pecinha de animais serve como barreira, então o agrupamento de animais ou cores deve ser feito com atenção nesse momento. Após colocar e deslizar, segue a vez do oponente.

Quando todas as peças entram em jogo a pontuação segue de acordo com quantidade de peças agrupadas.

Considerações divinas
O que melhor existe no jogo é a combinação de peças simples, estratégias simples e uns bons níveis de exercícios cerebrais. Cada colocação de peças e deslizamento das mesmas atua também como renúncia de outras escolhas.

Essas novas escolhas e possibilidades servem imediatamente ao oponente, logo, pouco espaço existe para traçar estratégias a longo prazo. O jogo é ideal para quem gosta do desafio de se adaptar a mudanças de curto prazo, talvez planejar a médio prazo, mas definitivamente mudar os planos a cada novo turno.

Já o “outro lado da moeda” é que conforme as jogadas em Aqualin evoluem é comum que o oponente queira mais atrapalhar as jogadas adversárias do que simplesmente tentar criar grupos eficientes de animais para pontuar, principalmente porque qualquer peça pode ser deslizada desde que haja espaço para tal.

Aqualin e suas regras simples é uma ótima recomendação para quem gosta de damas, go e otelo, mas principalmente para quem tem parceiro(a) fixo(a) de jogatina!

Pontos positivos
– Simples e fácil de aprender
– Linda produção e arte
– Profundo com regras simples

Pontos negativos
– Atrapalhar constantemente o adversário é comum
– Constante necessidade de adaptação a cada turno, o que pode desagradar