Em Claim é necessário conseguir facções para vencer

“O Rei está morto! O que aconteceu? Ninguém sabe ao certo, mas ele foi encontrado de ponta-cabeça num barril de vinho esta manhã.” – Caixa do jogo

claimcaixa1

Claim é mais um jogo da linha pocket da PaperGames, lançado no Brasil este ano de 2019 por volta da época do Diversão Offline. Originalmente é um jogo de Scott Almes (Tiny Epic Galaxies) lançado em 2017 e conta com as artes de Mihajlo Dimitrievski (Arquitetos do Reino Ocidental).

Agradecimentos à PaperGames pela confiança no blog divino!

Mecânica
– Vaza/Truque

Em sua essência, Claim é um jogo de vaza para dois jogadores apenas. Depois da preparação do jogo onde cada jogador(a) ganha suas cartas, nas duas rodadas do jogo cada jogador vai jogar apenas uma carta a fim de ganhar a vaza atual. As cartas que são ganhas na primeira rodada serão utilizadas na segunda rodada, só que dessa vez para conseguir pontos de vitória.

claim_componentes1
Componentes

O objetivo maior do jogo é coletar as melhores cartas de cada facção. Quem joga a carta com maior força vence a mão atual, porém algumas facções possuem poderes como os Cavaleiros que sempre vencem os goblins ou os Mortos-vivos que vão direto para a pilha de pontuação. Esses poderes certamente trazem reviravoltas nas vitórias e derrotas nas cartas jogadas.

claim_cartas1
As facções

Na segunda rodada do jogo, como já descrito, as cartas que foram ganhas na primeira rodada vão compor a nova mão dos jogadores e serão jogadas para disputar novas cartas. Porém, essas novas cartas agora irão para a pilha de pontuação de cada jogador.

Os pontos se dão através da maioria de uma facção. Em caso de empate nessa maioria, quem tiver a carta mais alta vence. Ao final da partida, vence quem tiver mais pontos.

claim_artes1
Linda arte que muda a cada carta

Considerações finais
Simples, rápido e fácil: este é Claim, do mesmo autor da consagrada série Tiny Epic. Um pouco de sorte, um pouco de vaza e decisões interessantes fazem deste pequeno jogo uma ótima aquisição. Arte e componentes são ótima de qualidade e o valor de compra em qualquer local também é bastante atrativo.

Claro que, para um jogo de dois jogadores, Claim é bastante rápido e isso favorece para que o jogo não fique repetitivo ou maçante. Além da rapidez, boa parte das facções possui algum poder especial o que tornam as decisões dentro do jogo mais interessantes. Adicionado a isto é necessário ter bastante atenção no que se joga para ganhar.

Talvez o único ponto ruim é que a sorte existe na compra das cartas e nem sempre favorece a mão de um dos jogadores, ou ainda de ambos. Ainda assim, isso não faz deste jogo é um jogo ruim, haja vista sua rapidez e diversão que proporciona diversas partidas em curto espaço de tempo.

Pontos positivos
– Ótimo jogo de vaza para 2 jogadores
– Regras simples e fáceis
– Poderes interessantes das facções

Pontos negativos
– Sorte