Defenda sua honra em Bushido

“O seu renome e sua honra como guerreiro samurai estão em suas mãos!” – Página do jogo no portal Ludopedia

bushidocaixa2

Bushido é um jogo nacional de criação de Sanderson Gomes, fundador do estúdio carioca Casa do Goblin, que será lançado este ano pela nova editora On the table jogos. A editora, que também é uma nova empresa anunciada agora em 2019, conta com as artes de André Teruya neste jogo.

Agradecimentos divinos à editora pelo envio do protótipo final atualizado! O jogo se encontra em pré-venda no Catarse, participe!

Mecânicas
– Ação simultânea
– Gestão de mão
– Jogadores com diferentes habilidades
– Pedra, papel e tesoura

Bushido é um jogo exclusivo para 2 jogadores que remete aos antigos duelos honrosos japoneses. O objetivo geral do jogo é eliminar o oponente e isso se dá através de cartas de ataque e defesa. As armas são típicas da época medieval.

bushido_ninja1
Componentes do protótipo final

As cartas direcionam tanto os ataques quanto às defesas. Com isto posto, a cada turno uma carta é jogada simultaneamente a fim de definir o tipo de ataque e de onde vem. O defensor deve defender na direção correta ou simplesmente leva o dano correspondente. Quem defende com sucesso se torna ou se mantém como atacante do próximo turno.

bushido_cartas1
Exemplo de cartas

Conforme os danos vão se acumulando nos personagens, os marcadores de pontos de vida se tornam energia para utilizar cartas de técnicas avançadas que possuem ataques e defesas mais eficazes. Quem ataca deixa sua carta na mesa, diminuindo opções, e quem defende recolhe suas cartas de volta.

bushido_jogo1
Partida

Vence quem conseguir se manter em pé! Se algumas metas forem batidas, o jogo final ainda vai contar com a expansão “Ninja”, onde o personagem pode utilizar pontos de vida como se fossem energia sem precisar tomar dano, além de possuir cartas duplas com ataques e defesas diferentes do jogo base.

bushido_ninja1
Expansão “Ninja”

Considerações finais
Um bom jogo exclusivo para 2, Bushido garante partidas rápidas e rasteiras. Com algumas cartas na mão porém, apenas jogando uma, certamente as decisões tomadas trazem a diversão do jogo à toa. Deduzir o que oponente vai fazer também é essencial!

Considerando que as cartas são similares, ainda é possível fazer uma pequena contagem delas para tentar deduzir o que o adversário vai jogar. Existe a sorte a atrapalhar, mas o jogo lida bem contra isso utilizando rapidez a cada jogada.

A expansão promocional traz um fôlego maior e, combinado com a boa produção e arte do jogo, certamente faz desse um excelente jogo pequeno para se ter em qualquer coleção. Simples de montar, fácil de jogar e rápido para terminar!

Pontos positivos
– Regras simples e fáceis de aprender
– Linda arte brasileira
– Partidas rápidas e divertidas

Pontos negativos
– Sorte existente, o que pode desagradar alguns jogadores