Quem foi o animal culpado em Quem foi?

“Um grande cocô foi encontrado no meio da sala! Um dos animais de estimação, seu ou dos outros jogadores, foi o responsável.” – Caixa do jogo

quemfoicaixa1

Quem foi?, ou no original “Who did it?”, é um jogo infantil de autoria de Jonathan Favre-Godal e com as artes de Steeve Augier lançado lá fora em 2018. Aqui no Brasil chegou este ano, 2019, incrementando a linha de jogos Pocket da PaperGames!

Agradecimentos à editora paulista pela confiança no blog!

Mecânicas
– Memória
– Gestão de mão

Em Quem foi? cada jogador(a) precisa defender seus animais contra as acusações dos oponentes de quem foi que fez cocô no meio da sala. Simples assim, mas vai depender da velocidade de cada um!

quemfoi_componentes1
Componentes

Para começar o jogo, um dos jogadores acusa um dos animais em jogo de ter feito um cocozão no meio da sala. Após essa acusação, todos os oponentes procuram em seus baralhos de cartas a carta do animal correspondente que foi acusado. Quem achar primeiro baixa a carta imediatamente e isso salva o seu animalzinho dessa acusação.

Quem conseguiu salvar seu animal dessa acusação, imediatamente escolhe outro animal (ou o mesmo) para acusar, logo os oponentes precisam procurar esse animal. Isso continua acontecendo até que algumas situações ocorram que vão levar alguém a ganhar uma carta de cocô (literalmente!).

quemfoi_animais1
Animais

Se nenhum(a) jogador(a) tiver o animal que está sendo acusado, então quem fez a acusação deve pegar para si uma carta de cocô. Além disso, se algum jogador ficar com cartas na mão enquanto os demais já baixaram todas as suas cartas, isso significa que este jogador não tem mais quem acusar, e deve pegar uma carta de cocô para si.

A partida acaba quando alguém tiver 3 cartas de cocô. Vence quem tiver menos cartas de cocô!

quemfoi_cores1
Cores em jogo

Considerações finais
Quem foi? é um jogo simples, rápido e fácil, sendo perfeitamente jogável por crianças. As cartas de animais possuem um ótimo design e distribuição de cores que fazem com que os animaizinhos sejam facilmente reconhecidos.

Tanto serve para adultos quanto para crianças, mas é com os pequenos que o jogo brilha. Trabalha bem com qualquer número de jogadores, entretanto. O mais divertido é o senso de urgência que surge a cada rodada com a necessidade de localizar rapidamente o animal que foi acusado. Quem tem boa memória se dará muito bem também!

A arte do jogo é muito bem feita e o tema aplicado, também se encaixou perfeitamente. Tanto o preço praticado quanto a qualidade dos componentes faz com que o jogo tenha um ótimo custo-benefício e sleeves são bem-vindas!. Claro que, mesmo com tudo isso, por ser um jogo infantil pode não agradar alguns, em termos de jogos festivos em geral.

Pontos positivos
– Simples, rápido e fácil de aprender e jogar
– Linda arte e excelente componentes
– Cabe na caixa com sleeves

Pontos negativos
– Simplicidade do jogo pode não agradar a todos