Não deixe o Bandido escapar!

Bandido é um jogo pequeno da editora suíca Helvetiq criado por Martin Nedergaard Andersen (Picnic) e com as artes de Lucas Guidetti. Aqui no Brasil chegou pelas mãos da PaperGames em 2019.

Agradecimentos divinos à PaperGames pelo jogo!

bandidocaixa1

Mecânicas
– Cooperativo
– Colocação de peças
– Construção de rotas

O objetivo em Bandido é colocar cartas na mesa para fechar o máximo de túneis possíveis, pois existe um bandido tentando fugir de sua cela! Entretanto nem sempre as cartas disponíveis para vão possibilitar isso e vai ser necessário trabalhar em equipe com uma mão de cartas pequena.

bandido_componentes1
Componentes

As cartas de rotas devem ser posicionadas de tal maneira que estejam em contato com as demais cartas na mesa, sempre almejando fechar algum túnel de escape. Joga-se uma carta, compra-se uma carta e é a vez de outro jogador.

Isso se repete até que os túneis tenham sido fechados, o que gera a vitória do jogo, ou as cartas acabem. Se existir ao menos um túnel aberto, o jogo acaba em derrota.

bandido_partida1
Ainda existe um túnel aberto!

Considerações finais
Um jogo simples, rápido, fácil de aprender e barato: este é Bandido! A caixa pequena do jogo entrega aquilo que transparece em seu design e arte, o de ser algo divertido e que dura pouco tempo.

Mais uma aposta bem feita da linha pocket da PaperGames, Bandido traz a experiência de um jogo cooperativo sem a complexidade de regras, nuance de recursos e outros que tantos outros títulos possuem. Isso, claro, favorece o uso do título por parte da criançada!

A sorte envolvida na compra das cartas pode desagradar um pouco, mas certamente faz parte da diversão de dificultar a partida e fazer o melhor uso do que se tem na mão.

Pontos positivos
– Ótimo jogo cooperativo pequeno
– Atende adultos e crianças
– Rápido e fácil de aprender as regras

Pontos negativos
– A sorte na compra das cartas pode desagradar um pouco