Corona vírus e o mercado de jogos de tabuleiro

Nas últimas semanas, talvez até meses, muita coisa na mídia nacional e internacional se refere ao vírus ou doença COVID-19 ou popularmente, Corona Vírus. O vírus que teve sua contaminação inicial na China (veja uma linha do tempo em inglês no New York Times aqui e em português no portal de notícias AAA Inovação) rapidamente se espalhou tanto pelo país asiático quanto por diversos outros países, principalmente da Europa.

A Europa, que agora é considerada o epicentro do vírus, refletiu exatamente os problemas enfrentados na China, onde profissionais, laboratórios, governo e iniciativa privada estão unindo recursos e profissionais para achar uma cura definitiva para a doença que já matou mais de 5 mil pessoas. Porém, em que isso afeta o mercado de jogos de tabuleiro em geral?

coronavirus_bg

Para começar, as principais fábricas de jogos e componentes de jogos de tabuleiro se encontram na China. Com a fácil contaminação da doença – que pode facilmente ser confundida com uma gripe comum – o governo chinês foca em levar a segurança para toda sua população e isso significa enviar trabalhadores para casa, evitar aglomerações e também criar feriados atípicos para manter a população em casa.

Casos de atrasos em confecções de jogos e envios internacionais já são visíveis nesse mercado, como pode ser constatado por esta postagem da editora estadunidense Pandasaurus Games (que já licenciou Dinosaur Island para a Meeple BR) e também este compilado de informações do Yahoo! finance (em inglês). Logo, aquele lançamento no Brasil ou ainda aquele jogo divino que foi apoiado no Kickstarter pode atrasar… e muito!

No Brasil, eventos e encontros menores de jogatinas já estão sendo cancelados ou suspensos. A exemplo, no Rio de Janeiro o SeJoga, um dos eventos cariocas mais conhecidos de jogos de mesa voltados para o público LGBT, adiou sua edição que aconteceria no domingo dia 15 de março.

(…)”é com extremo pesar que comunicamos o adiamento por período indeterminado do SeJoga Além do Arco-Íris, que aconteceria no próximo dia 15/03, no Donninha Gastronomia.”

Imagem: SeJoga, Facebook

Já a Geek Carioca, organizadora do grande Diversão Offline, se pronunciou nas redes sociais quanto a manter o evento dentro do estipulado, dias 23 e 24 de maio: “A menos que haja qualquer ordem do governo Federal ou do governo de São Paulo, não temos nenhuma previsão de cancelamento ou adiamento do evento”.

Até mesmo grandes eventos ligados a jogos em geral estão tendo suas agendas modificadas por conta do vírus, como a E3, maior feira de jogos eletrônicos do mundo, que teve sua edição de 2020 cancelada. Muitos jogos das diversas edições da feira já serviram de inspiração para jogos de tabuleiro mundo afora.

Os jogos de mesa possuem a vantagem de reunir família e amigos para jogar e se divertir, além de também poderem ser jogados por pequenos grupos, longe de aglomerações. Portanto, além da higiene com as mãos e limpeza em geral, este é um bom momento de jogar aquele jogo ainda no lacre da sua coleção.