Risadas, bebidas e maldições em Brewitched

Brewitched é um jogo brasileiro criação do designer JG Guimarães e que conta com as artes da divina Kami Queiroz (Loot). Em 2017 foi lançado pela Mandala Jogos aqui no Brasil.

Para conferir mais sobre o trabalho divino de Kami, clique aqui para acessar seu portfólio!

brewitchedcaixa1

Mecânicas
– Atuação
– Jogadores com diferentes habilidades
– Memória
– Simulação
– Sistema de pontos de ação
– Dedução

Todos os jogadores são aventureiros que acabaram de resgatar uma arca cheia de poções de um calabouço e eles estão disputando para ver quem consegue as poções mais poderosas Qual é a melhor forma de descobrir o que cada poção faz senão bebendo cada uma? Então, chegou o momento divino de descobrir!

brewitched_jg1
Foto: JG Guimarães

Cada jogador vai assumir um personagem, que possui uma habilidade diferente, e inclusive são porta-copos! E então, a cada rodada, os jogadores vão realizar diversas ações mas, a principal delas é apontar o seu personagem para um oponente a fim de fazer com que aquele oponente beba as diversas poções do jogo.

brewitched_personagens1
Personagens

Habilidades dos personagens, verificar o conteúdo das cartas (que ficam sempre viradas para baixo), beber direto, descartar e trocar as bebidas são as ações possíveis. As poções podem ajudar, prejudicar ou ainda não ter qualquer efeito. De acordo com o que vai sendo “bebido” pelos personagens do jogo, também é possível perder o turno por conta de intoxicação, porém isso também faz com que o jogador fique dentro da partida.

As cartas do jogo podem valer ou não alguns pontos de vitória, o que permite que jogadores que não bebem bebidas alcoólicas possam jogar na disputa de quem faz pontos de vitória. Além disso, as diversas poções do jogo possuem efeitos diferentes, alguns que inclusive fazem com que sejam bebidas duas poções em seguida!

brewitched_bebidas1
Exemplo de poções

Considerações finais
Um jogo brasileiro de bebida que possui um tema, pode ser jogado por qualquer um e ainda serve como jogo de entrada para quem não tem experiência com jogos de tabuleiro. O melhor de tudo? Um jogo brasileiro com arte brasileira!

Como todo jogo festivo, o caos pode se instalar rapidamente na mesa. Enquanto isso faz claramente parte da diversão do jogo, pode não agradar a todos.

Brewitched possui um nome um tanto quanto difícil de pronunciar corretamente, por conta da língua inglesa, mas traz a qualidade do que o Brasil pode produzir em termos de jogos de mesa. O jogo tem como foco fazer engolir shots ou goles de bebidas alcoólicas, o que cai muito bem em um churrasco de sábado em família, porém também permite uma disputa leve com jogadores que certamente vão querer atrapalhar a vida dos coleguinhas.

As regras são simples, assim como as ações do jogo. A arte brasileira de Kami Queiroz é divina, assim como a produção dos componentes por parte da Mandala Jogos. Recomendação divina!

Pontos positivos
– Regras simples e divertidas
– Jogo para beber e também jogo de entrada
– Ótimo para iniciantes em jogos de tabuleiro
– Arte, produção e jogo brasileiro

Pontos negativos
– Caos durante o jogo pode desagradar alguns