Otimize seus dados em Optimus

Optimus, ou no original “That’s pretty clever” é um jogo de Wolfgang Warsch (The Mind) lançado em 2018 e com artes de Leon Schiffer. No Brasil chegou pelas mãos da Devir em 2019.

Agradecimentos divinos à editora Devir pelo jogo!

optimuscaixa1

Mecânicas
– Papel e caneta
– Rolagem de dados

Cada jogador recebe uma folha onde fará suas anotações do uso dos dados e uma caneta (que já acompanha o jogo) e a partida está pronta para começar. A partir daí, o objetivo de cada um é fazer mais pontos ao final da partida e para isso cada dado, de cor diferente, será usado em uma seção diferente na folha de pontuação.

optimus_geral1
Componentes

Após marcar a rodada atual, o(a) jogador(a) da vez rola todos os dados e seleciona apenas um para marcar aquele número em algum dos espaços da folha. Nesse momento, cada dado não selecionado e que seja inferior ao dado escolhido vai para a “bandeja”, na caixa do jogo. Este dado não pode mais selecionado pelo(a) jogador(a) atual.

O dado usado também vai para a bandeja. Após isso, os demais dados são rolados novamente e o processo se repete: o dado selecionado vai embora, se algum for menor do que o dado selecionado também vai embora e os que sobraram são rerolados. Quando três dados forem escolhidos, o turno do(a) jogador(a) acaba.

optimus_componentes1
Dados descartados na bandeja

Os dados que ficaram na bandeja agora serão selecionados pelos oponentes para marcar aquele número em alguma seção da folha de pontuação. Os jogadores podem escolher o mesmo dado, não existe restrição.

Por fim, quanto as espaços para pontuar, cada cor possui uma particularidade:

  • Espaço amarelo: Ao completar uma coluna ou linha, ganha-se um bônus ou pontos;
  • Espaço azul: Quanto mais espaços marcados, mais pontos ao final da partida. Linhas e colunas completas também podem valer bônus diversos. Entretanto, sempre se soma o valor do dado branco e do dado azul;
  • Espaço verde: Pontos são ganhos a medida que os espaços são marcados, porém os números são sempre escritos em ordem crescente;
  • Espaço laranja: Os pontos são os resultados do dado laranja, não importando a ordem.
  • Espaço roxo: Qualquer valor pode ser colocado, porém o próximo número precisa ser maior que o anterior. Quando se anota o número seis é possível voltar ao número um.
optimus_bgg1
Exemplo de pontuação. Foto: sverbeure, BGG

As marcações das rodadas, que variam em quantidade de acordo com o número de jogadores, também dão bônus para influenciar a rolagem dos dados. Vale ressaltar que o dado branco é um “coringa”: quando escolhido sozinho vale como outra cor, menos a azul.

Além disso, a raposa vermelha presente em diversos locais da folha de pontuação permite aos jogadores receber novamente a sua menor pontuação, final da partida.

Considerações finais
Um jogo que parece simples, mas possui uma profundidade interessante, estratégico nas escolhas e aleatório na medida certa com a sorte dos dados: esse é Optimus com seus mecanismos de mitigar a sorte, retirar dados e aproveitar a jogada dos oponentes. E sem setup!

Há quem não goste de muitos dados, muita sorte e até mesmo a raposa vermelha, porém um jogo pequeno com modo solo e para até 4 jogadores oferece muito conteúdo com pouco componentes. Este é um título que pode não chamar a atenção pelo tamanho físico, mas certamente se sobressai mediante tantos outros títulos com mecânica de “rolar e escrever” (roll and write).

Os dados e as diferentes formas de pontuar obrigam o jogador a escolher bem o que vai fazer: vale mais a pena pontar agora ou garantir um bônus? Ou ainda desencadear um combo de marcar números em duas ou três cores diferentes? Conforme a partida avança essas possibilidades diminuem e as escolhas ficam mais impactantes, principalmente por conta da raposa vermelha!

Pontos positivos
– Simples com ótima profundidade estratégica
– Várias formas de mitigar a sorte
– Pequeno, portátil e sem setup

Pontos negativos
– Muita sorte, o que pode desagradar alguns jogadores