Super Cats, o super jogo de gatos e mãos

Super Cats (ou “Super Gatos” em tradução livre) é um jogo de um grupo de autores, alguns famosos por aqui, e que parece um jogo feito em uma Game Jam da vida. O joguinho é uma criação de Antoine Bauza (Tokaido), Corentin Lebrat (Draftosaurus), Ludovic Maublanc (Cash’ n Guns), Nicolas Oury e Théo Rivière (The LOOP).

As artes ficaram por conta de Xavier Gueniffey Durin (Coup) e o lançamento original foi em 2019, chegando ao Brasil agora em 2022. Também existe uma nova versão deste jogo chamada Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtle Power Card Game.

Super Cats - Comprar em Buró

Agradecimentos divinos à editora Buró Brasil!

Mecânicas
– Seleção de ação simultânea

Super Cats é um jogo de colocar números com uma das mãos para transformar seus gatos normais em super gatos! Colocando os números de 0 a 5 com uma das mãos é possível virar uma ou mais cartas do lado “comum” para o lado “super”.

supercats_geral1

O objetivo é separado em duas partes: transformar todos os seus gatinhos em super gatos heroicos e poderosos e depois derrotar com toda a força o Robô Cão.

Quem transformar primeiro todos os seus gatos em heróis começa o combate. Os oponentes então começam a “controlar” o vilão para que a vitória não seja possível para aquele que virou suas cartas de gatos para os heróis primeiro.

supercats3

A cada número com as mãos que não tiver sido repetido dentre o jogador que controla os gatos heróis e os oponentes, aquele número de cartas é retirado do Robô Cão. Ou seja, se apenas o jogador que controla os gatos heróis mostrou o número 2, por exemplo, então duas cartas saem do cão. Agora se o número foi repetido por um oponente, então, nesse mesmo exemplo, duas cartas de super gatos são viradas para o seu “lado comum”!

supercats_cao1
Robô Cão!

Considerações divinas
Lembra de jogar “pedra, papel ou tesouro”? O famoso jogo “jokenpo” ou “janken-pô” foi adaptado aqui para um jogo de cartas simples e fácil que, apesar de dizer na caixa que é para 14 anos ou mais, claramente é um jogo infantil (sim, legislação brasileira, eu sei).

Enquanto Super Cats atende todos os públicos, pode ser que sua simplicidade desagrade os mais exigentes, mesmo com a caixa e sua descrição de jogo impressa nela tragam um olhar bastante honesto quanto ao conteúdo da futura partida. Um cabo de guerra muito divertido!

É isso. Super Cats, super pequeno jogo, super divertido. Pena que não dá para usar sleeves com as cartas na caixinha original, mas tudo bem.

Pontos positivos
– Simples, rápido e fácil
– Boa adaptação com números do famoso “pedra, papel e tesoura”

Pontos negativos
– Simplicidade pode desagradar alguns