As novidades do Diversão Offline 2022

Chegou! Chegou a postagem divina sobre novidades de jogos, editoras e tudo mais de importante que aconteceu no DOFF 2022 onde o dinheiro não deixou uma viagem divina ocorrer. Não importa, postagem que segue recheada de links!

mapadoff2022

TGM
A editora carioca ganhou bastante destaque no evento através de postagens e vídeos nas redes sociais por conta não só do lançamento do jogo Sushi Rush (Leandro Pinto e Daniel Martins, ToteMinions), mas também por revelar novos jogos em hora marcada e chamar a atenção de quem estava na feira: Estranho no ninho, Ice Escape e Sirvam a rainha. Somado a isso, a empresa também relançou seus jogos menores em um pacote único com promocionais com base em criadores de conteúdo diversos (aguardem resenhas futuras!)

Best Mark Distribuidora
Uma nova editora, que na verdade é um grupo de empresas, chegou ao evento não só demonstrando o que distribui de jogos de tabuleiro (desde os títulos da Curió Jogos até da Precisamente), mas também marcando presença no evento com um estande grande. Dentro das empresas do grupo, os jogos The Loop e Masai foram apresentados ao público, mas o grande destaque foi Loney Boom, um divertido jogo festivo com os personagens do Looney Tunes!

looneydoff1
Leandro Maciel, o autor de Looney Boom

PaperGames
Além das diversas novidades que já tinham sido postadas aqui no blog, durante o evento a paulistana levou de surpresa a segunda edição do The Cook-off com expansões e desconto promocional, além de brindes no local.

Dijon Jogos
A independente e forte Dijon levou Cosmos e Camisa 12, sucesso de vendas e financiamentos da editora, e deixou o gostinho de “quero agora” dos futuros lançamentos MiscellaneOS,  Rigani, Persona non Grata e Luminosus. Para facilitar o acesso as novidades e evitar filas, a editora criou uma tabela para reservar um lugar junto as mesas dos protótipos. Simples e divino, não?

Devir
SIM! Umas das grandes novidades foi a presença da editora Devir (finalmente!) que levou diversos jogos para a feira e, dentre os lançamentos, a grande notícia da parceria com a famosa internacional IELLO! A Iello, que já foi grande parceira da Galápagos e Buró Brasil, agora vai relançar através da Devir o King of Tokyo acompanhado também de outra versão: King of Monster Island (cooperativo), a caixa com expansões e promos Monster Box e as cartas da edição Dark Edition, agora para completar o jogo de quem tem versões mais antigas.

Ainda da Iello vamos poder contar no segundo semestre com Bitoku, Break the code, Get on board e Khôra.

doff_iello1

Grok Games
O grupo de empresas permitiu aos jogadores conhecer seu mais novo sucesso, ainda pouco divulgado, o jogo ao estilo euro Stroganov, sobre expansão russa no século 17, mas o grande destaque mesmo ficou para Dobro, Sopalavras e o É top?, esses três últimos todos títulos nacionais. Não se pode esquecer da presença do “peso pesado” Hippocrates que trata do que é considerando o primeiro hospital do mundo, na Grécia Antiga. Além de Tenpenny Parks, lançamento surpresa sobre parques temáticos, CuBirds e outros, inclusive protótipos brasileiros de futuros lançamentos já fechados com o grupo de editoras.

Meeple BR
A paulista anunciou de surpresa no evento o famoso internacional Aeon’s End, um jogo para defender a última cidade humana; a segunda edição de London, Picture Perfect, ISS Vanguard, Watergate e Tiles of the World. Duas surpresas: Oath e Eclipse! Lançamentos oficinais com previsões para o final deste ano e o primeiro semestre de 2023.

meeplebrdoff1
Expansões do Draftosaurus. Foto: Bruno Fernandes

Buró Brasil
Com poucas unidades da sua novidade, o jogo português Arraial, a editora carioca trabalhou descontos progressivos nas compras, uma dinâmica muito bacana de descontos conforme se jogava os jogos novos da editora além das novidades Cala a boca e bebe logo e Dungeon Drinks. Destaque para os recentes DP6, Papertown e Cangaço, todos brasileiros.

Mosaico
Essa editora paulista movimentou suas redes com novidades diversas, mas o grande destaque ficou para Terramara, Marceneiros, Mansão mal assombrada e Monstros a bordo, inclusive com mesas para demonstração. Uma surpresa da editora foi o jogo Destinos, sobre narrativa e aventura!

Mitra
Essa veterana do mercado de jogos educativos, de mesa e clássicos com toque moderno, levou a feira o Surakarta (jogo indonésio para 2) e Colheita de chef, novidades no catálogo da empresa. Além do clássico Jeng/Pumo gigante! Até o momento só este vídeo da editora que mostra alguma coisa sobre os lançamentos.

mitradoff12
Colheita de chef na Mitra. Foto: Mitra

Flick Game Studio
De última hora no Facebook, na sexta-feira que antecedia o começo do primeiro dia do evento, a Flick Game postou em sua página na rede social que levaria Tsuro: Fênix Renascida (sim, mais um Tsuro), Roll For It! e ShipShape (sobre piratas, disputas e tesouros), sem mais detalhes.

Calamity Games
A editora mineira que andava mais reservada quanto a novidades nas redes sociais explodiu com apresentações ao vivo, sorteio de ingressos para o evento, novidades dos jogos novos. Uma novidade dentro da novidade é que agora a editora traz força ao mercado nacional com 4 novos jogos em seu catálogo, sendo os 4 nacionais: Beaver Creek, Fuga de Creta e Passa-palavra, todos de autores mineiros já conhecidos no mercado (Daniel Alves, Eurico Cunha, Patrick Matheus, Vinicius Alvim) e o festivo “Tutan Tumba” do paulista Renato Keiteris. Além de tudo isso, a editora também fez diversos sorteios de seus produtos e brindes.

Funbox
Carnival Zombie finalmente chegou para a editora e foi para a feira, além dos lançamentos Cinerama, Mandala Stones, Apagão: Ruas de fúria, Spyce, Café… e o Hive? Isso! A amostra do Hive que finalmente deve chegar nas terras brasileiras em breve estava lá também.

funboxdoff1
Funbox no DOFF 2022. Destaque para Fernando Prado, à direita. Foto: Best Mark Group

Precisamente
O maravilhoso Dwar7s Spring e suas expansões estava disponível para jogar no estande, além de Carnavalesco, Imigrantes e outros tantos sucessos. Vale destacar que a Precisamente tem trazidos jogos brasileiros a vida em seus últimos lançamentos e o destaque fica para uma futura lindeza na estante: Stellarium de Sabrina e Jorge, lá da Casa do Goblin.

Galápagos
A editora estava com mesas de diversos títulos com destaque para Ankh e Cat & Mouth. Já estava disponível (dentre exposição ou jogatina) para o público Dune: Imperium, a expansão do Gloomhaven (Presas do Leão), a segunda edição do Great Western Trail, Dive, Brew, Azul: Jardim da Rainha, dentre outros nas mesas. A empresa também informou em entrevistas e redes sociais que dia 29 de junho vai criar um outro vídeo no seu canal com os lançamentos dos próximos meses.

Conclave
Estavam disponíveis para jogar Reino das Catapultas, The Thing, Assasin Creed Valhalla: jogo de dados, Witchstone, Iki, Rush M.D., Keep the heroes out!Marrakech, também estava disponível a segunda edição do Kemet.

Vale mencionar também duas coisas aqui: que a independente 101 Games levou seu financiamento de sucesso para a feira, o jogo For the quest, e que a Geeks n’ Orcs agora é do grupo Galápagos, onde a antiga editora independente vai atuar agora somente como um estúdio. Fica a torcida para os preços dos futuros jogos não dispararem e o parabéns para a 101 Games pelo sucesso independente no Catarse!

Qualquer coisa que faltou, basta um contato. Até ano que vem, se São Meeple quiser!