Top Tale é o jogo para conhecer seus amigos jogadores

Top Tale, ou TOP TALE: Get to know your fellow humans no original, é um jogo de narração de histórias lançando este ano de 2020 por Peter A. Seiler e publicado por uma editora nova, a Yub Nub Games, criada por Peter. O jogo conta com as artes e design de Meagan Tallman.

Agradecimentos divinos à editora pelo envio do jogo! Thank you for shipping the game to me!

toptalecaixa1

Mecânicas
– Narração de histórias
– Votação

Top Tale é um jogo de contar histórias com base em cartas que solicitam contar uma lembrança ou momento engraçado com base em uma carta. O objetivo central do jogo é conhecer mais sobre as pessoas envolvidas na mesa.

toptale1

No turno do(a) jogador(a), ele(a) baixa uma carta de “pergunta” – na verdade um tópico – e lê em voz alta para a mesa a fim de que todos possam começar a dar suas respostas em sentido horário. Por exemplo, uma das cartas do jogo é, em tradução livre, “o sonho mais estranho” (strangest dream).

Uma vez que ela esteja na mesa, então é o momento de cada um contar o seu sonho mais estranho, seguindo o exemplo descrito acima. Ao final da participação de todos, os jogadores votam para quem contou a melhor história – seja ela verdadeira ou não – e quem tiver mais votos leva a carta para si virada para baixo para marcar um ponto de vitória.

toptale2
Exemplo de cartas

Depois de um certo número de rodadas pré combinado ou quando o baralho acabar quem tiver mais pontos ganha. O jogo ainda conta com regras opcionais e sugestões sobre finais para a partida.

Considerações divinas
A mecânica simples de colocar uma pergunta e todos escolhem uma resposta não é incomum: jogos como Patuscada, Game of HAM e outros já exploraram essa mecânica. Porém aqui em Top Tale existe um jogo que não faz piada com o que não deve e que pode ser jogado com o vovô religioso da família.

Top Tale traz em suas cartas, ainda que na língua inglesa, o foco é a interação amigável entre jogadores através de “perguntas” que são muito mais lembranças de momentos levemente embaraçosos, engraçados ou estranhos da vida de cada um: um presente que o jogador detestou, brinquedo favorito na infância, a dieta mais esquisita ou a melhor maneira de se gastar 1 milhão em dinheiro são exemplos usados no jogo. Claro que todo o foco em criar uma experiência leve por ser ruim para quem deseja um jogo mais adulto com piadas e expressões mais pesadas.

Ao contrário de muitos outros títulos, este jogo foca em trazer memórias divertidas à mesa e inclusive deixa o(a) jogador(a) à vontade para, se quiser, não participar da votação por uma melhor resposta. Claro que a oportunidade de ganhar mais um ponto é perdida, mas isso vai de cada um.

Pontos positivos
– Voltado para famílias
– Nada de piadas ofensivas
– Incentiva lembrar momentos divertidos em geral

Pontos negativos
– Conteúdo leve pode desagradar