Resenha – Patuscada

“Um jogo ácido para pessoas corrosivas” – Página oficial do jogo

patuscadacaixa1

Patuscada é um jogo brasileiro de autoria de Raphael Socrates, Mauro Romeo, Daniel Cariello, contando com as artes de Marília Feldhues. Um lançamento independente do grupo no ano de 2018. Agradecimentos a todos os “patusqueiros” pelo envio do jogo!

Mecânicas
– Ação simultânea
– Gestão de mão

Em Patuscada cada jogador(a) quer ganhar a partida através da seleção das melhores cartas de respostas ou comentários para a carta inicial que for comprada e jogada pelo jogador da vez.

patuscada_componentes1
Componentes

Algum dos jogadores retira uma carta preta do baralho correspondente e lê para todos. Normalmente é uma pergunta, mas pode ser uma frase que precisa de complemento. Em seguida, cada um dos oponentes escolhe uma de suas cartas brancas (que estão em suas mãos) para ser a melhor resposta à carta preta.

patuscada_pretas1
Cartas pretas

Quem comprou e leu a carta preta – jogador que faz o papel de “Cartomante” – mistura todas as cartas brancas jogadas e depois lê uma por uma em voz alta para todos à mesa. Depois dessa etapa, o(a) jogador(a) que faz o papel de Cartomante escolhe qual das respostas mais agrada. Daí a pessoa que jogou esta carta se apresenta e ganha um ponto.

patuscada_exemplo1
Exemplo de carta preta respondida

Esse ponto de vitória é representado pela carta preta que foi lida no começo da rodada. Antes de começar uma nova rodada, todos compram uma carta branca. Quem fizer 10 pontos primeiro vence a partida.

patuscada_ilustradas1
As cartas brancas também podem ser ilustradas

Ainda existem variantes no manual do jogo que ainda permitem, dentre outras coisas, troca de cartas e a adição de um jogador virtual para dificultar a partida.

Considerações finais
Definitivamente Patuscada é a versão brasileira do jogo Cards against humanity onde através de cartas debochadas, ácidas e pesadas muitas risadas saem da mesa. Com uma mecânica muito simples de comprar uma carta, ler cartas e escolher uma, qualquer público pode jogar este jogo.

O conteúdo do jogo possui muitas cartas (mais de 500 ao total), o que garante muitas horas de diversão e muitas partidas diferentes. A proposta simples de ambos os jogos é perfeito para famílias, grupos de amigos que não tem o hábito de jogar jogos de tabuleiro e bares em geral.  Porém, para veteranos a simplicidade do jogo pode desagradar de alguma forma.

As cartas com ilustrações dão um toque personalizado ou charme a mais ao jogo e trazem também mais diversão com as frases  às quais elas podem ser associadas.

Por ter tido experiência com outros jogos similares Patuscada merecia um pouco mais de cartas ácidas e com expressões de baixo calão em geral. Porém, isso não chega ser um problema, mas sim uma observação pessoal.

Pontos positivos
– Regras fáceis de aprender ensinar
– Variantes divertidas
– Muito conteúdo

Pontos negativos
– Poderiam existir mais cartas profanas em geral