Em Santo Domingo se troca para vencer!

A resenha de hoje foi uma pequena parceria entre o blog Meeple Divino e o blog Jogando Mais, do parceiro divino André lá de São Paulo! Logo, se você ainda leu a resenha divina sobre Takenoko, jogo familiar com ótima camada de estratégia que agrada a muitos, então clique aqui e corra lá!

Sem mais demora… A resenha do Jogando Mais sobre Santo Domingo, um jogo da PaperGames!

jogandomais_sd1

“Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar” – Dale Carnegie

Santo Domingo da PaperGames é um jogo de cartas onde você é um comerciante ávido por bons negócios que precisa conseguir mercadorias, vende-las e aproveitar as ótimas oportunidades de negócio que a cidade oferece! Mas cuidado, pois seus concorrentes também estão de olho nas boas oportunidades, o que pode não tornar o negócio tão atrativo no momento.

Este é um jogo para 2 a 6 jogadores à partir de 8 anos que exige atenção e tentar antecipar a jogada dos demais para ser bem sucedido.

Como se joga Santo Domingo?
O tabuleiro central é posicionado na mesa e os marcadores colocados neles. Esse tabuleiro indica a quantidade de mercadorias e pontos disponíveis, além de indicar na parte inferior a relação das trocas que o comércio está fazendo naquele momento.

jogandomais_sd5

Cada jogador recebe duas cartelas para marcar a quantidade de mercadorias e pontos que possui, além de um conjunto de OITO cartas iguais e a partida está pronta para começar!

Seu objetivo em Santo Domingo é ter mais pontos ao final da partida, que termina assim que alguém atingir 30 pontos.

jogandomais_sd4

Cada rodada tem 3 fases que são:

  • OFERTA – Os marcadores do tabuleiro avançam de acordo com a quantidade de jogadores e isso aumenta a oferta de pontos, mercadorias e muda a condição de troca;
  • ESCOLHA UMA CARTA – Cada jogador escolhe uma carta (ou duas se está jogando com 2 ou 3 jogadores), todas serão reveladas ao mesmo tempo e resolvidas da menor para a maior. Cada carta vai oferecer vantagens e benefícios, mas muitas vezes em relação direta com as cartas que seus adversários jogaram!
  • RESOLVER AS CARTAS -Todas as cartas são resolvidas, depois de jogadas.

jogandomais_sd3

Por exemplo, a carta abaixo, do capitão (à esquerda) dá para o jogador no máximo 2 pontos que são subtraídos da trilha de pontos do tabuleiro central, porém se mais jogadores jogarem essa carta a quantidade de pontos é dividida entre todos que jogaram essa carta, no máximo 2 pontos para cada.

A carta do Almirante rende 5 pontos no mesmo esquema da carta do capitão, porém essa carta é de valor 2 e o capitão valor 1, sendo assim quem jogou capitão recebe pontos primeiro, se não tiver mais pontos no tabuleiro quem jogou almirante não recebe nada ou recebe menos. Mas se ninguém jogou capitão nessa rodada quem jogar o almirante vai receber a quantidade que tiver indicada na trilha no tabuleiro, no máximo 5 pontos.

jogandomais_sd2

Já a carta de Governador (valor 3) dá para quem a jogar mercadorias com base na quantidade de capitães e almirantes jogados na mesa.

As cartas azuis de Fragata (4) e Galeão (5) dão mercadorias no mesmo esquema do capitão e almirante, e a carta de Alfândega (6) concede pontos pela quantidade de fragatas e galeões na mesa.

As duas últimas cartas, o comerciante e pedinte permite que você troque mercadorias por pontos (com base na trilha de trocas do tabuleiro central) e o pedinte permite recolher todas as suas cartas jogadas e receber alguma mercadoria.

A cada rodada os jogadores escolhem uma carta e revelam, resolvendo seus efeitos em ordem crescente e a partida termina assim que alguém tiver 30 pontos, onde todos podem efetuar uma troca final de mercadorias (3 por 1 ponto) vencendo quem for o maior pontuador.

Acessibilidade
As cartas são coloridas e com desenhos bem distintos, possibilitando assim que qualquer público possa jogar Santo Domingo sem dificuldades.

Os jogadores não precisam segurar as cartas o tempo todo e o uso de um CARD HOLDER pode ser interessante para ajudar quem tiver dificuldade nesse sentido.

Dá para jogar com crianças?
Sim, porém somente com os mais velhos à partir de 8 ou 9 anos, afinal é preciso analisar o que os demais jogadores estão fazendo e tentar prever algumas situações para tirar vantagem. É um jogo interessante para falar a respeito de educação financeira mostrando para eles como um produto pode valorizar ou desvalorizar de acordo com a demanda e também a relação das trocas de bens por pontos.

O que achamos do Santo Domingo?
Santo Domingo 
é uma excelente ideia para quem gosta de jogos rápidos onde você precisa se antecipar ao seu adversário o tempo todo e pensar maneiras de aproveitar as oportunidades que vão surgindo.

jogandomais_sd6

São 8 cartas iguais para cada jogador, porém uma vez que ela foi jogada ela só volta para sua mão quando você jogar a carta Pedinte. Quanto mais pessoas melhor fica o jogo, que acontece rapidamente pois todos escolhem apenas uma carta, revelam e resolvem os resultados. À medida que as trilhas de pontos, mercadorias e trocas avançam começam os dilemas: Arrisco jogar uma carta para tentar conseguir alguns pontos ou jogo uma carta que me dá mercadorias pelas outras cartas que o pessoal talvez vá jogar?

Este é um jogo excepcional para quem gosta de jogos onde você precisa tentar prever seu adversário (como no Braverats, um ótimo jogo para 2 pessoas).

Pontos positivos
– Ótimo para jogar com um grupo maior (até 6 pessoas)
– Fácil e rápido de explicar e jogar
– Para quem gosta de tentar prever a jogada dos demais e pensar em alternativas para usar bem suas cartas

Pontos de atenção
Não tem interação direta entre os jogadores, ou seja, você não consegue afetar o jogo do seu adversário, o que pode não agradar alguns
– Se você não gosta de jogos que exigem que você esteja atento aos seus adversários talvez não seja uma boa opção para você.

Santo Domingo é um ótimo jogo de cartas para jogar com a galera em partidas rápidas, onde cada um vai tentar ler seu adversário e tentar tirar proveito das situações procurando usar bem suas cartas, vale à pena experimentar!

andre1André, pai do Nicolas e do Calebe, casado com a Priscila, que gosta muito de jogar e falar a respeito dos jogos de tabuleiro. Trabalha com Tecnologia da Informação (TI) e nas horas vagas se diverte com a família e amigos jogando.
Está à frente do blog Jogando Mais desde 2016.