Toda família gamer precisa de uma Lhama

Lhama é um jogo leve e divertido criado por Reiner Knizia, criador de jogos de tabuleiros alemão bastante conhecido no Brasil. O jogo foi originalmente lançado em 2019 e conta com as artes de Rey Sommerkamp e Barbara Spelger (Fluxx).

O jogo foi lançado este ano de 2020 pela divina editora parceira PaperGames! Agradecimentos pelo envio do mesmo!

lhamacaixa1

Vale lembrar que, apesar do nome, este jogo não é da parceira Taberna da Lhama, entretanto vale a pena a visita à uma das melhores lojas online de dados do Brasil!

Mecânicas
– Gestão de Mão
– Force sua sorte
– Vazas/Truques

Aqui cada jogador recebe seis cartas e o restante vai para uma pilha central. Uma carta é revelada e é essa que inicia a partida em si. O objetivo é fazer menos pontos como um todo!

Durante o seu turno cada jogador(a) pode ou jogar uma carta, ou comprar uma carta ou ainda sair da rodada. Se for jogar uma carta, esta carta precisa ser do mesmo valor da última carta jogada na mesa ou um valor próximo.

lhama_componentes1
Componentes

Se todos saírem da rodada, então chegou o momento de pontuar e quem ficou com muitas cartas na mão pode acabar com pontos demais!

Neste momento da pontuação é que se pegam as fichas brancas ou pretas. Caso todas as cartas sejam jogadas, esse(a) jogador(a) pode descartar uma das fichas e assim diminuir a pontuação. A partida acaba com um número pré determinado de pontos.

lhama_cartas1
Cartas

Considerações divinas
Uma “receita de bolo” já antiga do criador de jogos alemão, Lhama usa a pontuação menor para dar a vitória aos jogadores. Aliado a um jogo simples de poucas cartas e caixa pequena, então existe aqui um jogo familiar leve, descontraído e rápido.

A receita em si não é ruim, apesar de antiga, e atende perfeitamente à famílias e crianças. Jogar, comprar ou sair da rodada é o suficiente para colocar em ação a mecânica de forçar a sorte. Em matéria de jogos com menor pontuação a própria PaperGames possui um outro mais famoso: Pega em 6. Entretanto, Lhama possui um custo menor para compra, além de ser mais objetivo.

Obviamente a simplicidade de regras desagrada quem é mais exigente. Este é um jogo bonito, rápido e voltada para famílias, jogadores novos e partidas descontraídas: A Lhama cumpre muito bem esse papel!

Pontos positivos
– Simples, rápido e fácil
– Fácil de aprender e ensinar
– Ótimo para famílias e crianças

Pontos negativos
– Simplicidade de regras pode desagradar