O divino escritor de Belém do Pará que publicou um jogo sozinho

Nascido em 1977 no norte do país, JJ Alves é um escritor nortista, de Belém do Pará e que possui uma sólida carreira de mais de vinte anos como professor, administrador e escritor. Agora, também começou recentemente uma carreira lúdica com seu primeiro jogo lançado, o título “Onde está meu osso?”.

Os projetos que possui tanto na gaveta quanto na ponta da caneta são diversos, mas ele resolveu se arriscar de forma inédita nos jogos de mesa lançando um jogo infantil para fomentar um público que ainda possui poucos títulos realmente modernos no país, ainda mais de criação nacional.

jjalvesperfil1

Em conversa com o blog, JJ informou que a inspiração de “Onde foi parar meu osso?” foi a inquietação pessoal a respeito dos animais que vivem nas ruas. “Nos anos 80, eu morava em uma casa com um grande quintal, isso facilitava muito providenciar um local seguro para eles. Depois que essas lembranças surgiram, a intenção foi imaginar um local que estes pets estivessem seguros da violência que ocorre principalmente nos grandes centros urbanos”.

De acordo com o autor, as mecânicas de “force sua sorte”, “rolagem de dados” e “toma essa” foram escolhidas a dedo para proporcionar a experiência de trazer a família para a mesa de jogo a fim de criar risadas e memórias saudáveis de momentos juntos, principalmente pela alta interação que as peças de ossos, obstáculos e animais trazem à experiência do jogo. Uma resenha divina em breve!

caoabreu1

Em se tratando da independência do jogo, Alves também fez todo o processo de criar, desenvolver, testar, expandir, divulgar e finalmente financiar com muita determinação e equipe reduzida de pessoas queridas e profissionais do mercado. A campanha foi apertada para um designer de jogos novato com seu primeiro jogo em sua primeira campanha, mas o cãozinho Abreu, protagonista da estória do jogo, enfim prevaleceu. A arte e o um grupo de testes fixo foram fundamentais para que finalmente o produto tomasse forma, além, é claro, da família do autor.

“Eu adoro lançar dados, acho que as crianças também. Meu filho ama, então aproveitei para encaixar no jogo. Por tabela, forçar a sorte cria outras estratégias que podem ser exploradas pelos jogadores”, informou JJ Alves. Existem planos para uma expansão de seu jogo, assim como também relação com seus livros infantis. Do norte do Brasil para o mercado nacional e dos livros para o universo lúdico dos jogos: sucesso divino!