Universo Uia: Ferramentas lúdicas de transformação social

A Universo Uia é uma empresa que surgiu para trazer ao mercado brasileiro jogos de mesa com representatividade social no geral. Jogos que ofereçam ótimas experiências lúdicas ao mesmo tempo que trabalham conceitos diversos e abordam temas pouco trabalhados, tudo isso com design único e arte brasileira.

Da estratégia de venda até o café, a empresa chegou para ficar. O blog teve o prazer de ter a diretora Thays, sócia e uma das fundadoras da editora na entrevista!

Quem é a Thays da Universo Uia?
Artista transdisciplinar, curiosa, gosto de pesquisar a fundo sobre temas variados, leitora assídua, questionadora desde pequenininha. Ando pedalando, ilustrando pessoas, observando pássaros e cuidando de plantas – além de ser mãe de dois!

uiaentrevista1
Foto: Arquivo pessoal, Thays

O que é o Universo Uia? Quais projetos são trabalhados aí?
Nós da \uia/ criamos e distribuímos jogos e outras experiências lúdicas que são ferramentas de transformação social. Usamos tanto as mecânicas dos jogos quanto a estética e o discurso para levar reflexões e questionamentos sobre equidade, representatividade, inclusão e diversidade.

Hoje temos o Duelo e o 7famílias criados por nós, mas na nossa loja online são vários kits temáticos, jogos criados por parceiros, livros e outros itens incríveis!

Quem mais trabalha na Universo Uia?
Eu e a Marina somos as fundadoras e fazemos a maioria das atividades, mas temos um apoio no administrativo/financeiro que é a Cassia, além do time nas redes sociais: Bia na redação, Danilo no tráfego, produção digital e audiovisual e a Larissa nas postagens e atendimento das redes.

uiaentrevistasocias4
Thays e Marina, à direita. Foto: Arquivo pessoal

O que você fez ou com o que trabalha dentro do mercado de jogos de tabuleiro?
Fundamos a \Uia/ em março de 2020 e desde então estamos empenhadas em criar e fazer a curadoria de jogos que abordam temas que questionam o status quo: questões de gênero, sociais, antirracistas, Lgbtqia+ e de inclusão.

Lá eu faço o design dos jogos e sou responsável pelo conteúdo das redes sociais, criação de campanhas e tudo mais que pintar por lá. Divido com a Marina as delícias (e dores) de empreender na área de experiências lúdicas no Brasil. Do cafezinho à estratégia, é quase tudo no nosso nome.

Você tem projeto de sua autoria pela sua empresa?
O Duelo foi uma criação coletiva minha e da Marina, junto com uma pedagoga Daniela Elias e um psicólogo infantil, Marcelo Carneiro. Dele eu assino a direção de arte e o design, e a Monnic Monteiro as ilustrações das personagens.

O 7famílias é um jogo de cartas de domínio público francês que financiamos coletivamente em maio deste ano via Catarse. Na versão criada pela \uia/ eu fiz a conceituação das personagens junto com a Marina, além da direção de arte e o design dele também. Foram 7 ilustradores que ficaram responsáveis pelo desenho das famílias, o que trouxe uma estética bem inovadora ao projeto.

uiaentrevista2jogos
Foto: Divulgação

Alguma participação em projetos de RPGs ou jogos eletrônicos no geral?
Ainda não, mas ando pesquisando sobre jogos eletrônicos. Meu filho é muito envolvido com o tema e aproveito para conhecer mais com ele. Quem sabe em breve exploramos este mercado, desejo (e ideias) é o que não falta!

Vocês fazem somente publicações autorais?
No momento temos uma autoral e uma de domínio público, uma das ideias é expandirmos para não autorais brasileiros sim.

Já existem planos para outros projetos como RPGs e livros-jogos?
No momento não, nosso foco a curto prazo é uma nova edição do Duelo, e para o ano que vem estamos com planos para jogos mais simples ou projetos com marcas parceiras.

Como tem sido a recepção e os questionamentos do público quanto às questões sociais levantadas pela empresa através de seus produtos?
A receptividade foi muito boa desde que lançamos. A maioria do público entende e acredita na necessidade de criarmos novas narrativas através dos jogos, nossa maior questão hoje é alcance. Como somos muito micros temos avançado a passos lentos na distribuição. Planejamos o próximo ano inclusive com esse foco também.

uiaentrevistajogos3
Recompensas do financiamento coletivo. Foto: Divulgação

Em se tratando da questão do alcance que foi levantada nas respostas, quais tem sido os esforços da Universo Uia para espalhar a boa palavra dos seus jogos? Quais áreas ou públicos tem sido mais receptivos?
Olha, a grande maioria das vezes que a gente consegue explicar para as pessoas a nossa proposta dos jogos, elas ficam encantadas. O difícil está sendo chegar nelas! (risos) Para isso, estamos com campanha nas redes sociais para venda digital direcionada para a loja.universouia.com.br mirando o público final tanto adulto quanto para presente infantil e adolescente.

Está para entrar uma ação de assessoria de imprensa para irmos consolidando a marca, além de fomentar parcerias empresariais para produção de novos jogos e experiências.

Abrimos uma frente de contato com lojistas e, por último, estamos nos estruturando para oferecer os jogos para escolas públicas, pois descobrimos que eles cumprem muitos requisitos de competências da BNCC e seria uma forma de levar essa super ferramenta para os professores compartilharem com os alunos do ensino fundamental e médio.

Por fim, a considerar a pandemia, a editora possui jogos gratuitos para imprimir e montar em casa?
Criamos o Imprima e jogue: sobe e desce no isolamento no início da pandemia inspirado naquele jogo de tabuleiro antigo “Escadas e Serpentes”. O tema não poderia ser outro além do próprio isolamento (risos) e ele tem um “q” de educativo também, pois quando você cumpre as regras recomendadas pela OMS você acaba saindo mais rápido da pandemia, avançando para o final, e quando não cumpre você volta mais próximo da estaca zero.

Além desse, temos uma versão reduzida do Duelo, o Mini Duelo,  que liberamos por um valor simbólico na nossa loja online, com intuito de mais gente ter acesso.

Agradecimentos divinos à Thays e a editora Universo Uia pela participação na entrevista do mês de setembro que foi publicada com um pouco de atraso. Desculpe pela atraso e muito sucesso para todos os futuros jogos da \Uia/!