Não seja o perdedor em Loser, primeiro pocket da Meeple BR

Loser é um pequeno jogo de cartas criado por Bruno Cathala (Pequeno Príncipe) e Vicent Dutrait e conta com as artes de Alexandra Petruk lançado em 2018. No Brasil, chegou pela Meeple BR editora este ano, 2020.

Agradecimentos divinos à editora pela parceria e envio do jogo!

losercaixa1

Mecânicas
– Blefe
– Dedução
– Votação

Jogo de cartas pequeno, primeiro da linha pocket da Meeple BR, Loser é um jogo onde não existem vencedores diretos: mas sim aquele que perde a rodada imediatamente, pois estudantes de magia estão em uma disputa para ver quem se transforma em sapo primeiro!

loser_componentes1
Componentes

Depois da distribuição inicial de cartas, o turno do jogador(a) é dividido em duas fases distintas em cada turno. Uma carta numerada azul é baixada aberta na mesa e uma carta vermelha é baixada fechada. A segunda fase é realizar uma ação, seja da carta especial que foi distribuída inicialmente ou uma ação das cartas especiais que já ficam abertas na mesa.

loser_cartapoderes1
Cartas especiais

O ciclo de baixar uma carta e realizar uma ação continua até todos os jogadores presentes tenham somente uma carta na mão. Então a fase de votação começa. Nessa fase, após uma breve contagem, todos devem colocar o polegar para cima ou para baixo à sua frente para indicar se a sua carta individual é a maior que a de todos os oponentes ou não.

Com a votação encerrada, verifica-se o perdedor da rodada atual! Se quem tiver a maior carta votou erradamente, essa pessoa já é o perdedor. Se todos votaram corretamente, quem tem o menor número é o perdedor. Por fim, se houver empate de votação dentre quem tem as maiores cartas, o jogador empatado com o menor número é o perdedor!

Quem conseguir perder duas vezes e se transformar completamente em sapo este jogador é o grande perdedor de Loser!

loser_partida1
Exemplo de partida

Considerações divinas
Um conceito bem explorado em Loser é justamente o de não ser o perdedor da rodada pois isso faria você se transformar em sapo rápido demais.

A mecânica simples de um jogo pequeno pode ser explorada com a criançada, principalmente por ter que lidar com dedução e números. Esta foi uma boa aposta da Meeple BR para começar sua linha pocket de jogos pequenos, assim como a PaperGames já faz no Brasil há bastante tempo.

Loser entrega uma proposta bastante honesta e direta que é a diversão em pouco tempo de partida com um desafio colocado na medida certa. Talvez, por conta disso, não agrade a todos. Os autores, já veteranos na Europa, implementaram em Loser, de forma simples, a sua experiência de anos criando jogos familiares como Kingdomino.

Pontos positivos
– Simples de jogar e ensinar
– Trabalha com o conceito de “derrota” de forma divertida
– Jogo da linha “pocket” com valor acessível

Ponto negativo
– Simplicidade pode desagradar os jogadores mais exigentes