Resenha – Kingdomino

“Em Kingdomino você é um nobre em busca de novas terras para expandir seu reino! Explore todas as pastagens, campos de trigo, lagos e montanhas para encontrar as melhores propriedades.” – Página oficial do jogo

kingdomino_caixa

Kingdomino é um jogo lançado lá fora em 2016 pelo game designer francês Bruno Cathala (Cyclades, Abyss) e aqui no Brasil chegou em 2017 pela PaperGames. O jogo conta com as artes de Cyril Bouquet.

Em uma pequena série, esse é um o primeiro jogo, seguido pelo título Queendomino, também lançado no país pela PaperGames. Neste resenha também está demonstrado a versão promocional do jogo que foi distribuída gratuitamente durante o Diversão Offline em São Paulo este ano!

Mecânicas
– Colocação de peças
– Ordem de fases variável
– Seleção de cartas

Kingdomino é uma adaptação do clássico de tempos remotos dominó, onde cada jogador precisar esvaziar sua mão com diversas peças ao formar conjuntos com os mesmos números inscritos nas peças ao jogar as mesmas à mesa. Aqui, aliado à esta simples mecânica, existe o tema medieval de que é preciso buscar novas terras para o reino, enquanto há a competição com os outros nobres por estas terras.

kingdomino_componentes1
Versão promocional do DOFF à esquerda, caixa do jogo à direita

Antes de colocar as peças em jogo e montar o dominó (ou o reino de cada um) é preciso selecionar as mesmas e a ordem é construída de acordo com a vontade dos(as) jogadores(as), porém o(a) último(a) jogador(a) fica com o que sobrar.

kingdomino_escolha1
Escolha de peças durante partida

O quadrado final, ou seja, o reino “pronto” ao final da partida possuirá o tamanho de 5 por 5 divisões (5×5), isto é, cinco quadradinhos de altura (cada peça possui 2) por cinco quadradinhos de largura. Um quadrado grande perfeito, porém se próximo do final da partida alguma parte de uma peça ficar para fora desse grande quadrado, então esta deve ser descartada.

kingdomino_partida1
Exemplo de final de partida

Terminadas as peças de dominó, a pontuação é feita através da multiplicação do número de coroas em cada tipo de terreno (cor) pelo número de quadradinhos que o terreno possui. Em um exemplo, se o terreno (área) do campo (amarelo) possui 2 coroas e 6 quadradinhos no total, aquele terreno vale um total de 12 pontos.

Kingdomino ainda possui variantes interessantes no manual como pontos extras com objetivos adicionais, reinos maiores e disputa de pontos somados entre partidas completas.

kingdomino_caixa1
Detalhe dos componentes e organizador

Considerações finais
Através da aplicação da mecânica simples de dominó, Kingdomino entrega uma partida rápida em um jogo familiar com disputa na medida certa: gostoso de jogar inúmeras vezes, mas sem se tornar maçante conforme as partidas avançam.

Pode ser jogado por qualquer público, mas o jogo e sua arte tem um apelo maior com crianças e pessoas menos experientes com jogos e funciona com qualquer número de jogadores (2 a 4).

Este definitivamente não é o mesmo jogo que Queendomino, ou ainda um jogo melhor ou pior. Kingdomino tem um sentimento mais familiar e menos estratégico que Queendomino, o que facilita o entendimento das regras pessoas com pouquíssima experiência com jogos de tabuleiro em geral.

Claro que, por ter uma simplicidade grande, pode não agradar a todos, ainda que tenha grande potencial para tal. Os jogadores mais exigentes e também acostumados com jogos mais pesados podem o achar simples demais. Ainda assim, essa simplicidade em forma de jogo foi premiada tanto no Brasil quanto lá fora.

Pontos positivos
– Simples, rápido e fácil
– Grande potencial para agradar a todos os públicos
– Ótimos para crianças

Pontos negativos
– Sua simplicidade pode desagradar aos jogadores mais exigentes