On the table, PaperGames, Buró e Precisamente: Novidades

A Carnatina de Jogaval está bem no auge para muitos, onde quem não foi balançar seus meeples na rua está curtindo fazendo jogatinas e interagindo com amigos (ou solo!), além de aproveitar para estrear novos jogos. Aproveitando o momento, que tal algumas novidades de editoras para quem ainda está perdido nesse mar de lançamentos?

Então, prepare sua carteira e as preces à São Meeple para tantos novos títulos que podem fazer parte da sua estante!

On the table

A editora novata responsável por lançar Bushido anunciou mais um jogo brasileiro: Rio 1808. O anúncio feito inicialmente no perfil do Instagram da editora pegou o público de surpresa, por ser este o jogo de um autor ainda pouco experiente no mercado, Anderson Butilheiro. No título, de 2 a 4 jogadores assumem o papel de chefes de famílias importantes do Rio de Janeiro durante o século XIX e buscam ser nomeados com títulos de nobreza pela coroa portuguesa durante a transferência da capital portuguesa de Lisboa para a cidade do Rio de Janeiro. Ainda sem previsão de lançamento oficial.

rio1808.1
Rio 1808

PaperGames

Durante sua última apresentação ao vivo no Facebook, a editora paulistana tratou sobre mais dois lançamentos (um deles é um velho conhecido no país) e atualizou o estado de um jogo prometido anteriormente.

A começar com a atualização, o jogo Planet já está sendo comercializado tanto no site da editora e em algumas lojas especializadas, online e fisicamente. Em breve deve chegar no estoque de mais lojas no país.

Já as novidades ficam por conta de um velho conhecido, o jogo Pega em seis! (6 Nimmt!), edição de 25 anos de aniversário do jogo, que vem com 28 cartas novas dentre elas cartas promocionais. Pega em seis! tem como objetivo marcar a menor quantidade de pontos possível. A previsão de lançamento do jogo está para o mês de março.

pega6_papergames1
Pega em seis!

O outro lançamento foi o jogo Taco Gato Cabra Queijo Pizza, anunciado para fevereiro e que já chegou à diversas lojas. Este é um jogo de cartas festivo jogadores jogado em tempo real, onde os jogadores precisam ser os mais rápidos e atentos para se livrar das cartas em suas mãos.

tacogato1
Taco Gato Cabra Queijo Pizza

Por fim, para o primeiro semestre deste ano os títulos Kingdomino Duel, Spyfall 2 e os três primeiros jogos da linha UNDO continuam na linha de lançamentos da editora, como mencionados anteriormente.

Buró Brasil

A antiga caixinha vermelha dos jogos de tabuleiro também fez uma apresentação ao vivo no Facebook para falar de seus novos jogos: Alubari: A nice cup of teaDungeon academy, Oriflamme e River dragons.

Em Alubari, os jogadores competem para cultivar e colher seus próprios chás da Índia e ajudar na construção de diversos edifícios com o chá impulsionando as ações dos jogadores. Já em Dungeon academy o objetivo é, através dos diversos dados em jogo, matar monstros e marcar pontos em uma mecânica direta e divertida de rolar e escrever (roll and write).

alubari1
Alubari

No jogo Oriflamme, os jogadores se encontram no meio de uma disputa medieval sobre a coroa real francesa: O rei está morto e como chefes de famílias influentes, os jogadores se esforçam para chegar ao poder com astúcia, poder e malícia. O objetivo? O trono do rei!

Finalizando, em River dragons cada um quer mover seu peão para o outro lado do tabuleiro sobre um sistema de ponte de madeira. Uma tarefa fácil, se não fossem os outros jogadores fazendo ações programadas que ocorrem ao mesmo tempo!

oriflamme1
Oriflamme

Precisamente

No começo de janeiro a Precisamente começou o ano já mencionando diversos lançamentos, inclusive jogos brasileiros, além do campeão do seu concurso de protótipos de jogos de tabuleiro no ano passado.

Dentre todos os lançamentos, os destaques certamente ficam por conta de Skytear, um grande sucesso no Kickstater das adaptações de jogos estilo MOBA para os jogos de mesa;  Carnavalesco, um jogo de Ron Halliday que retrata o gerenciamento de uma escola de samba com mecânica de rolar dados e escrever em uma folha (roll and write) e Stellarium, anteriormente “Lunetas”, um jogo da Casa do Goblin de Sabrina do Valle e Jorge Luis (Sereias) onde é necessário observar o céu no tabuleiro central e encontrar constelações para marcar pontos.

carnavalesco1
Carnavalesco

Além desses, a editora licenciou um grande sucesso clássico do alemão Reiner Knizia, Ra, e ainda continua com a produção e desenvolvimento do vencedor de seu concurso de protótipos, Imigrantes. Os jogos ainda não possuem previsões de lançamentos oficiais por parte da editora.

Ufa! Muitos lançamentos e novidades… Haja espaço e dinheiros para tanta coisa!