Resenha – Futboard (protótipo)

“Até para aqueles que não gostam do esporte, mas estão no jogo!” – Página  do jogo no Catarse

caixa-catarse1

Futboard é um jogo criado pelo autor novato e brasileiro José Roberto e com a arte do mesmo. Tem seu lançamento previsto para ainda esse ano, iniciando a carreira de jogos de tabuleiro que o autor ainda pretende lançar em solo nacional!

O jogo se encontra em financiamento coletivo e foi financiamento em menos de 24 horas! Clique aqui para acessar a página da campanha e participar. Assista o vídeo promocional aqui!

Mecânicas
– Colocação de peças
– Jogadores com diferentes habilidades
– Movimento de área
– Rolagem de dados

Futboard é, obviamente, um jogo de futebol em forma de tabuleiro exclusivo para 2 jogadores onde cada um deles precisa fazer mais gols em cima do adversário para obter a vitória, assim como o esporte na vida real. Para isso, é necessário passar a bola, rolar os dados dos chutes à gol e torcer muito!

futboard_componentes1
Visão geral do protótipos

Depois de montar seus times como desejar no campo, cada jogador possui quatro opções de ações que pode realizar: passar a bola, chutar para o gol, roubar a bola do adversário e movimentar seus jogadores. Cada jogador(a) pode fazer três ações dessas opções, inclusive repetindo as mesmas caso deseje.

futboard_partida1
Partida pronta para começar

Para passar a bola é necessário utilizar uma régua que vem com o jogo, pois é ela que mede o alcance do passe de cada jogador. A roubada de bola do adversário é feita através da rolagem de dados, assim como o chute ao gol e a defesa de cada goleiro. Faltas e cartões amarelos podem ocorrer dependendo do resultado do dado.

futboard_detalhe1
Jogadores, dados e cartões

A partida acaba quando a quantidade de gols ou o tempo que foi combinado previamente pelos jogadores finalizar. Claro, o jogo conta com regras para pênaltis, faltas, escanteios e outros elementos do esporte realmente, assim como um modo diferente de jogo: o futebol de rua com regras próprias e mais objetividade.

futboard_bola1
Detalhe da linda bola plástica do protótipo

Considerações finais
Futboard é um jogo brasileiro de futebol com muita qualidade de forma geral. Um esporte simples que foi bem retratado no jogo de tabuleiro com elementos bem implementados.

De forma geral, passar a bola, fazer escolhas corretas de passes e posicionamentos do jogadores e principalmente tentar diversos chutes ao gol determinam a estratégia básica de Futboard, mas isso sem se tornar cansativo.

O ponto alto do jogo é justamente as escolhas táticas –  a estratégia a curto prazo – de onde os jogadores vão ficar, com quem vai ficar a bola e como os gols tentarão serem feitos. Esses posicionamentos fazem toda a diferença durante a partida e que, aliás, também tem algo bem interessante nas regras: os jogadores podem jogar número de gols pré-determinado ou ainda por tempo de partida total pré-determinado, alongando ou encurtando o tempo que Futboard é jogador.

As peças dos jogadores (tiles) possuem diversos ícones que podem confundir os jogadores, então toda atenção é válida. Além disso, os dados também pode não ser tão favoráveis e acabar dando cartões amarelos demais para um time. Mas claro, isso é falta de sorte mesmo.

Por fim, como experiência pessoalmente, senti falta de um dado adicional para verificar se as faltas cometidas em jogo gerariam cartões amarelos ou não, como se fosse a avaliação de um árbitro.

Futboard é recomendação divina! Já assistiram o vídeo onde o Divino aparece?

Pontos positivos
– Ótimo jogo brasileiro fácil de aprender e ensinar
– Tático e interessante de jogar
– Boas escolhas a se fazer durante as partidas

Pontos negativos
– Sorte presente no jogo, mesmo que não seja algo maçante
– Ícones das peças de jogadores podem confundir