Criador do jogo de tabuleiro Catan morre aos 70 anos

O designer de jogos de tabuleiro alemão Klaus Teuber, conhecido por criar Catan, um imenso sucesso entre os jogos de tabuleiro modernos, morreu no dia 1º de abril, aos 70 anos. Sua morte foi confirmada pela família nesta terça-feira (4), por meio de um comunicado: “A família Teuber anuncia com profunda tristeza e com o coração pesado que seu amado marido e pai faleceu aos 70 anos, após uma breve e grave doença”.

klaus1
Foto: Getty Images

Teuber nasceu em 25 de junho de 1952, na Alemanha central. Descobriu a paixão por jogos de tabuleiro enquanto ainda presta serviço militar obrigatório quando a família o visitava em seu alojamento.

Originalmente Klaus era um dentista que não gostava da profissão, então os jogos vieram como uma forma de se distrair, divertir e exercitar sua criatividade. Em 1995 lançou oficialmente um jogo de dados e tabuleiro modular chamado “Catan” (Devir no Brasil), seu maior sucesso, e após se tornar designer profissional de jogos de tabuleiro ele ganhou quatro vezes o prêmio alemão de Jogo do Ano (Spiel des Jarhes) com os títulos CatanBarbarossaDrunter und Drüber e Adel Verpflichtet. Entretanto, desses quatro, apenas Catan obteve sucesso internacional sendo licenciado para mais de 40 idiomas, inclusive no Brasil com sua primeira versão denominada “Descobridores de Catan” lançada pela Grow em 1998.

O blog Meeple Divino deseja paz e conforto tanto aos familiares e amigos, mas também aos fãs do jogo.