Baú divino: A coluna para voltar no tempo

A idade está chegando a casa dos 40 para este divino blogueiro que escreve sobre tudo nesse mundo de meeples e cubinhos. Algumas trocas de experiências com pessoas bacanas do meio de jogos de mesa, galera veterana, permitiram acessar informações e conhecer títulos mais antigos, dos anos 90, 80 ou mais para trás ainda. Conversar com as pessoas que jogavam jogos de tabuleiro quando tudo era mato é viajar no tempo de forma divertida. Melhor ainda quando se tem café!

jogovida

No Brasil os jogos eram vistos como uma ótima opção para escapar do tédio nas décadas anteriores, mas não eram objeto de cobiça de todas as famílias e nerds país afora. Foi nos anos 80 e 90 que os jogos de mesa realmente se popularizaram por aqui e, considerando que ainda não existia a internet em larga escala (e obviamente nem mesmo as redes sociais), os tabuleiros se tornaram fonte de diversão, distração e presentes para os amigos e família. Ainda é comum encontrar jogadores mais velhos com cópias das primeiras edições de Jogo da vida, Detetive e Scotland Yard e até importados como Puerto Rico, Catan e Carcassonne.

Então está mais do que na hora de começar a postar sobre os jogos antigos, não é mesmo? Reviver memórias junto com os leitores divinos, encontrar ou apontar na web novas edições de jogos antigos. Para esse fim, aqui começa a coluna Baú divino onde serão postadas notícias, links, imagens e outros (inclusive resenhas divinas!) sobre os jogos mais antigos que fizeram e fazem grande sucesso no Brasil. Um exemplo bem bacana: lembra de Carcassonne? Se encaixa aqui, afinal de contas é um jogo lançado no ano de 2000, ou seja, há 23 anos atrás. Já sentiu a velhice chegando? Eu já!

dominiocarcassonne

A inspiração para isso também veio do recente falecimento de Klaus Teuber, autor de Catan, que é um jogo considerado por muitos jogadores o “pai dos euros modernos”. Portanto continuem a acompanhar este blog que também será uma fonte de informação para a história dos jogos de tabuleiro no Brasil, sempre que possível, com links de fontes confiáveis, além do texto divino.