Knock, Knock on the dungeon’s door

Knock! Knock! Dungeon é um jogo de Anthony Perone lançado em 2020 com as artes de Pierre Waltch. Aqui no Brasil chegou pela PaperGames este ano de 2023 como mais um lançamento da linha de jogos Pocket, a diversão que cabe no bolso!

knockcaixinha

Mecânicas
– Cooperativo
– Tempo real
– Colocação de peças

Em Knock! Knock! Dungeon os jogadores precisam entrar sorrateiramente num forte assombrado que foi dominado por criaturas medonhas, mas precisam ser rápidos e ao mesmo tempo silenciosos para conseguir derrotar o terrível Cavaleiro Negro, o chefe final do jogo.

knockcomponentepg

Cada carta recebida possui um número nos quatro cantos. Ao jogar em qualquer lugar do forte assombrado (as cartas em jogo) o somatório das cartas não pode passar de cinco. Ou seja, o que importa é o valor do número que “entra” no forte, que será somado aos números da carta que vai “receber” a carta jogada. Se passar de cinco… final de partida com derrota!

Ao jogar uma carta de monstro as regras do somatório dos cantos continuando valendo, porém são adicionados marcadores de tempo na cor amarela que forçam os jogadores a diminuírem o valor da carta de monstro antes que os marcadores acabem. Se acabar… isso mesmo, derrota.

knock2
Cavaleiro Negro e alguns monstros

Sendo este um jogo cooperativo, perder acontece somando 5 ou mais em uma sala ou deixando que os marcadores de tempo em cima da carta de monstro acabem, como já descrito. Ainda existe uma mecânica de silêncio no jogo que aumenta mais ainda o estresse a cada partida quando alguém joga uma poderosa carta que só contém número zero nos seus cantos.

Tudo isso deve ser realizado em apenas 6 minutos! O jogo acaba com a vitória ao derrotar a última carta: o Cavaleiro Negro!

knock1
Exemplo de partida

Considerações divinas
Mais um jogo da linha Pocket da PaperGames, dessa vez um cooperativo que seja em seis minutos. Corra, jogadora divina!

O jogo é bem divertido e tem uma proposta bastante honesta pela descrição da caixinha. Além do jogo básico ainda existem algumas mini expansões dificultam o jogo, o que agrada aos veteranos do jogo, mas certamente aumenta e muito a tensão da partida. Boa sorte!

O estresse é real por conta dos seis minutos e é esse estresse que diverte maravilhosamente. Jogar cartas para não ferrar toda a partida, principalmente quando não se pode conversar durante o jogo, é o que mais provoca risadas desenfreadas. Aliás, em se tratando de conversar, esse é um dos poucos cooperativos no mercado brasileiro que liberar conversar sobre tudo durante a partida, inclusive sobre as cartas que se tem na mão.

O melhor de tudo é que cabe tudo na caixinha original do jogo na versão brasileira, inclusive com sleeves. Divino!