Sanssouci, do criador de Azul

Sanssouci é um jogo abstrato originalmente lançado em 2013 por Michael Kiesling (Azul, Tikal). A segunda edição de Sanssouci foi lançado em diversos países e no Brasil ficou por conta da Across the board, com lançamento no ano passado, 2022. O jogo ganhou uma arte nova em sua nova edição, além de duas mini expansões: a expansão Recompensas  e Javali.

A arte ficou por conta de Sergio Chaves, Julien Delval, Harald Lieske e Andreas Rocha, um grande time que já fez artes para The Castles of Burgundy, Power Grid, Puerto Rico e outros projetos.

Mecânicas
– Gerenciamento de mão
– Construção de modelo
– Colocação de peças

sanssouci_componentes1

Em Sanssouci todos precisam reformar um jardim e para isso é necessário colocar fontes, estátuas, ornamentos feitos com plantas, caminhos e outros itens para que os nobres que visitam o jardim possam admirar sua beleza e, ao mesmo tempo, dar preciosos pontos de vitória para cada jogador.

O jogo segue uma sequência de ações que é realizada individualmente, sempre na mesma ordem, por cada um presente na mesa: jogar uma carta, pegar uma peça, colocar a peça que comprada no tabuleiro de jardim, repor o tabuleiro central onde ficam as peças para serem compradas, mover um nobre (que é opcional) e, finalmente, comprar uma carta para repor a mão de 2 cartas.

sanssouci_central1

As peças compradas são colocadas no jardim de acordo com a carta que foi utilizada: se for uma carta de cor, então é comprada uma peça da linha onde aquela cor está no tabuleiro central, de compras; depois é colocada a mesma peça no tabuleiro do jogador na linha da cor correspondente. Em outras palavras: uma carta da cor azul permite comprar uma das duas peças na linha azul, para finalmente jogar a mesma também na linha azul do tabuleiro individual de cada jogador.

Seja por cor ou por formato, os jogadores compram peças para preencher seu tabuleiro até a décima oitava rodada, onde os pontos finais são contados. Durante a parte é possível fazer pontos descendo os nobres a cada turno e a jogar com as expansões acrescenta novos desafios bastante interessantes. Quem tiver mais pontos, dá um berro de vitória!

sanssouci_final1

Considerações divinas
Sanssouci é o típico jogo que engana com um carinha bonita, mecânicas simples com um arte requintada, mas com boa profundidade. A nova edição, que também chegou ao Brasil, traz expansões que permitem agradar a todos os públicos.

No geral é um jogo tranquilo, mas acaba beirando o caos por conta da sorte nas cartas e nas peças. Ao mesmo tempo também é o foco do produto, pois cada jogador precisa comprar o que pode, montar como pode e se virar para tentar cumprir as condições de pontuação do jogo. Quase um quebra-cabeça em jogo familiar, o que é bem bacana.

A sorte pode ser levemente mitigada com as expansões, pois elas acrescentam maneiras diferentes de pontuar no geral. Em um mesa com jogadores mais experientes no geral, as expansões acabam sendo quase obrigatórias.