Nosferatu 2a edição e as diferenças do vampirão

Nosferatu é um jogo festivo de papéis escondidos e times, onde o vampiro quer ganhar junto com seu ajudante Renfield e o restante dos jogadores quer caçar e matar o vampiro. De forma bem resumida é só isso mesmo, mas para saber mais existe uma resenha divina aqui.

Ao invés de uma resenha que trata sobre praticamente as mesmas mecânicas do jogo todo novamente, vamos aos fatos que mais interessam ao jogador divino: tem diferença na segunda edição do jogo? Tem sim!

nosferatu2ed1

Para começar, a nova edição comporta mais 2 jogadores, o que é muito bom. Em uma mesa cheia com 9 ou 10 jogadores entra a nova personagem, a vampira, que executa o mesmo papel de Nosferatu e também faz parte do time de Renfield e do vampirão. Além disso, para equilibrar as coisas, entra mais um caçador de vampiros para fechar dez jogadores. Claro que em uma mesa cheia mais mordidas serão necessárias para vencer.

Cartas de personagens e cartas de rituais foram substituídas por marcadores de papelão (tokens), o que infelizmente é mais propício a desgaste manual e natural conforme se joga o jogo. Vale também lembrar que as bordas das cartas agora são brancas, o que mascara um pouco o desgaste natural caso alguém jogue sem sleeves (loucura, eu sei).

nosferatu2edcaixa1

A caixinha do jogo agora é maior e vem com um organizador de papel que, sinceramente, é uma perda de material gráfico, mas ainda assim cabe tudo dentro da caixa com ou sem esse organizador (insert). Sim, cabe tudo com as sleeves também!

O marcador de estaca é diferente e a arte ficou muito, mas muito melhor! A arte de algumas cartas mudou em alguns detalhes, mas nada muito significativo.

Por fim, mas não menos importante, além de pequenas mudanças de regras quanto aos novos jogadores de cada rodada, uma nova regra entra para encerrar a partida usando a estaca em uma mesa 9 ou 10 jogadores: ao invés de escolher um oponente, três marcadores de personagens são revelados e para vencer é necessário achar ambos os vampiros. Bom por um lado que dá uma certa folga aos caçadores, mas ruim porque também é necessário se arriscar como vampiro… Ou seja, regras mais interessantes que a versão anterior.

nosferatu2ed
As duas versões. Foto: @Masu, BGG

Não está sendo fácil encontrar uma cópia no mercado brasileiro, mesmo que seja a edição nova também seja da mesma editora, a Conclave. Portanto, boa sorte!