Nova capa da última edição de Carcassonne

Um clássico tanto no mercado nacional quanto internacional, o vencedor da “Copa” do tabuleiros (Spiel des Jahres, 2001) Carcassonne é amado e odiado, querido e detestado no mercado brasileiro seja pela sua mecânica simples, seja pela exigência de boa memória das peças que já foram jogadas.

carcassonne2ed.cover

Com o apoio da editora Devir foi possível conseguir uma cópia da nova capa do jogo, mas no geral já é possível adiantar que a segunda edição do jogo é mantida com relação ao conteúdo. Portanto, primeiramente ficam aqui os agradecimentos divinos à editora Devir e, segundamente, vamos ver o que tem nessa nova edição!

Edições diferentes, mas nem tanto
A grande mudança da primeira edição para a segunda foi a arte do jogo. Na segunda edição do jogo existem mais cores e mais detalhes, como por exemplo pequenas fazendas e ladrões desenhados para dar mais “vida” ao jogo, assim como uma arte mais colorida. Também vale destacar que os escudos usados para marcar pontos são maiores e a vegetação das peças do jogo possuem mais detalhes de uma forma geral.

Claro que não poderia faltar mencionar a adição das mini expansões que não só adicionam um novo conteúdo, mas permitem uma leve diversificação nas estratégias para vitória, assim como também experimentar o “gostinho” de expandir o jogo base e até mesmo combinar expansões.

carcassonneeds
A primeira edição, segunda edição e a edição com a nova capa. Foto: Tom Hill, BG.

Expansões e mecânicas
A segunda edição possui peças levemente mais arredondadas nas pontas de uma forma geral. Porém as mudanças não ficaram somente na arte, e acredito que talvez existam algumas mudanças pequenas no design do manual, mas houve a introdução ao jogo base da mecânica dos jardins onde somente os meeples dos Abades podem ser colocados. Sem esquecer de mencionar que a segunda edição do jogo trouxe, além do Abade, a mini expansão “Rio” que antigamente era uma peça promocional distribuída na Europa.

Essa expansão “Rio” vem para dar mais rejogabilidade ao início da partida, assim como também um fôlego na parte da pontuação, pois traz um novo início de partida formando o bonito rio de peças ao invés de simplesmente colocar a peça inicial.

abade
Abade, mini expansão das novas edições

Nova capa, nova edição, mesmo excelente jogo
Sem sombra de dúvida o jogo de 22 anos atrás de Klaus-Jürgen Wrede ainda dá o que falar. Aliás, pasmem comigo, Carcassonne foi o primeiro lançamento do autor, de acordo ainda com o portal BoardGame Geek e, apesar de mais de 150 entradas diferentes para diversos títulos e expansões desses títulos, o autor alemão veterano ainda é conhecido pelo lançamento do seu clássico retratado com orgulho na página principal do seu site (em alemão).

De acordo com o tweet do perfil oficial do BoardGame Geek esta é considerada já terceira edição e a editora Devir, ao trazer para o Brasil, também deixou claro que, a nível Brasil, esta ainda é a segunda edição do jogo. Em se tratando de Devir, também vale a pena mencionar que existe alguns extras bem interessantes no site da editora brasileira.