Time Machine Rocket é um jogo de cartas e viagem no tempo

Time Machine Rocket foi o primeiro jogo de Fabio Michelan e foi lançado no Brasil via Catarse através de uma campanha de financiamento coletivo. As artes ficaram por conta de Rafael Gandine, que também desenhou Dog’s Day (Geeks n’ Orcs), e Danyel Lobo.

Um jogo de 2021 que foi lançado de forma independente e também enviado divinamente ao blog!

timemachinecaixa

Mecânicas
– Colecionar componentes
– Force sua sorte
– Seleção de cartas
– Toma essa

Time Machine Rocket é um jogo de cartas rápido, simples e divertido que tem como tema as narrativas de viagem no tempo que promovem o encontro inesperado de figuras de épocas distintas (como em programas televisivos por exemplo). A ideia é viajar no tempo em busca de formar o melhor time de personalidades históricas (cartas) como por exemplo juntar como Madre Teresa e Ayrton Senna. Cada cor representa um tipo de personagem histórico: Humanitários, militares, criativos, cientistas e desbravadores.

timemachinecomponentes1
Componentes

Em cada turno, um jogador abre uma carta de um dos baralhos históricos e então decide se recruta aquele personagem para o seu time ou se abre uma nova carta. Se abrir nova carta, contanto que não repita a cor (tipo) da carta, pode continuar abrindo, caso contrário é obrigatório contratar aquele personagem para o seu time. Ainda existe a possibilidade de um cartas especiais e perder a vez ou avançar para o próximo baralho, um mais avançado.

timemachine2
Detalhe do tabuleiro, cujo verso é o manual

Vale também lembrar que as cartas possuem pequenos poderes que podem vir a atrapalhar os oponentes (e muito!).

A partida acaba quando o objetivo de um jogador é cumprido (de acordo com a cartinha de objetivos), quando um dos baralhos acaba ou ainda no momento em que cinco personagens de tipos diferentes forem baixados por alguém. Daí a soma de pontos determina quem vence!

timemachine3
Personalidades brasileiras

Considerações divinas
O jogo não é uma corridinha é esse é o primeiro aspecto que precisa se levar em consideração. Com isto posto, Time Machine Rocket é um jogo de cartas dinâmico, muito bonito e um tanto interativo.

Dá para colocar este jogo brasileiro facilmente ao lado de outros que atendam até 4 jogadores justamente por conta de uma característica muito interessante: a sorte e a estratégia se enfrenta na escolha das cartas, pois uma escolha errada pode levar a perda de tempo e turnos para reparar.

O autor é um antigo colaborador de uma empresa de cartas e jogos de cartas no Brasil, o que claramente trouxe ao seu produto a experiência de quem sabe lidar com o mercado. Isso se refletiu em um financiamento coletivo arriscado de um autor novo, mas que foi feito com muito profissionalismo e sucesso.

As artes finalizam muito bem a elaboração do produto e, apesar do tabuleiro e caixinha do jogo serem relativamente frágeis, este é um produto bom e bonito, com preço justo, e que pode servir de porta de entrada para novos jogadores neste passatempo, principalmente pelo apelo artístico muito bem feito ao abordar personalidades diversas nas cartas, desde Santos Dumont até Marie Curie, dentre dezenas de outros.

Pontos positivos
– Simples de aprender e jogar
– Rápido na medida certa
– Linda arte brasileiro com diversos personagens da vida real

Pontos negativos
– Caixinha e manual do jogo são feitos de papel (frágil)