Mar de mentiras é um jogo festivo de verdade e lorotas

O Mar de Mentiras é um jogo brasileiro e festivo criado por Vinicius Szabo e Bruno Zinneck em 2021 e foi financiado com sucesso e metas extras via Catarse através dos esforços da Cordilheira Games. As artes ficaram por conta de Leopoldo Anjo.

Esse é o segundo jogo da editora e assim como o primeiro (Allumbra, lembra?) também recebemos aqui o segundo para jogar, estudar e resenhar! Agradecimentos divinos à Cordilheira Games pelo envio.

marmentiracaixa

Mecânicas
– Apostas
– Blefe
– Dedução
– Jogadores com diferentes habilidades
– Toma essa

O festivo Mar de Mentiras é um jogo onde os jogadores deverão interpretar piratas tentando assumir o posto de capitão do navio, pois o capitão anterior desapareceu. Através de mentiras ou verdades cabeludas para impressionar os demais tripulantes, todos vão focar em fazer os outros acreditarem em si, mesmo que não sejam bons nisso!

marmentira1
Componentes

Na sua vez, cada jogador compra uma carta e escolhe um conto dentre os disponíveis para contar de acordo com o que tem na mão. Em seguida joga uma carta fechada e realiza o efeito do personagem que foi escolhido no começo da partida. Após a história contada e antes de revelar a carta, os outros jogadores podem contestar a história contada, pois caso não seja contestado e o jogador tiver falando a verdade, ele revela a carta e adiciona 1 tripulante na carta de convés para si. Caso esteja mentindo, o jogador pega todos os tripulantes do convés.

marmentira2
Alguns personagens

Durante essa brincadeira de contestação de quem fala a verdade ou mentira existe a adição ou perda de tripulantes e isso é o que leva a partida para a vitória: o primeiro ou a primeira a conseguir o apoio de 15 tripulantes vence a partida! Fica a dica: contar uma história verdadeira e bem “bolada” é a maneira mais fácil de conseguir o apoio de tripulantes!

Considerações divinas
Um jogo brasileiro de contar histórias não é sempre que se vê, mas um que junta a temática de piratas com cartas de verdades ou mentiras, meio que com um “tempero” de Coup (contestar ou não contestar, eis a questão) não é todo dia que vemos pelo mercado brasileiro.

Mar de mentiras une o útil ao agradável ao juntar um bom número de pessoas, cartas para narrar histórias ou simplesmente contar mentiras, gestão de cartas e conseguir tripulantes para vencer. Nesse meio, muitos dedos apontados e desafios quanto a veracidade do que foi dito vai rolar, além do roubo de tripulantes dentre os capitães piratas, pois a mentira tem perna curta.

marmentira3
Exemplo de preparação da partida

Por incrível que pareça, aqui a mentira é a guerreira que leva a vitória! Vencer sem mentir é difícil, diferente de jogos como Sheriff of Nottingham e Coup onde é mais fácil vencer sendo honesto.

O brilho do jogo acontece com a mesa cheia, então prepare a galera. Este é um título bastante honesto no que propõe e no tempo de jogo, além de um preço bastante acessível se comparados com outros jogos festivos atualmente no mercado.

Pontos positivos
– Bom, bonito e barato
– Mais um sucesso de financiamento da Cordilheira editora
– Divertido com diversos elementos interessantes a compor um único jogo

Pontos negativos
– Precisa de uma mesa cheia para brilhar