Pocket Detective e a trilogia de jogos de dedução versão de bolso

A série Pocket Detective foi criada por Yury Yamschchikov, onde também é artista, lá em 2019 com a intenção de serem jogos simples, porém trabalhosos, de dedução e investigação, ao mesmo tempo que cabem no bolso.

Essa mesma série veio para o Brasil esse ano de 2022 pela Meeple BR, onde a editora já trouxe os três jogos de uma vez e também enviou um dos mesmos ao blog. Muito obrigado!

paperdet1

Mecânicas
– Dedução
– Cooperativo
– Narração de histórias

Os jogos em si trazem casos policiais que precisam ser solucionados através de pistas que aparecem nas cartas o quanto antes, a fim de atingir uma determinada pontuação. Todos os jogos, ou “casos”, podem ser jogados em modo solo ou com um time de até seis jogadores.

paperdet2
Jogo em andamento

No primeiro jogo da série, o Caso A, ocorreu um assassinato na universidade e agora os jogadores precisam juntar provas, investigar pessoas e locais, além de entrevistar com os  possíveis suspeitos para apresentar a solução do caso ao Promotor de justiça do jogo. O jogo segue a fórmula de abrir o baralho do caso e ler carta à carta (sem misturar!), ao mesmo tempo que se toma cuidado para não ver nada que estrague a partida, como cartas indevidas naquele momento.

Dentre pistas coletadas com o uso obrigatório de tempo ou não, em algum momento do jogo os jogadores estarão prontos para entregar o seu caso ao Promotor de justiça do jogo e assim encerrar a partida, vencendo-a ou não. Os pontos para determinar a eficiência da equipe (ou do(a) jogador(a) solo) vão de acordo com a quantidade de cartas e tempo usados no jogo (tempo esse que é marcado por símbolos de relógio): quanto menos recursos foram utilizados melhor foi a partida!

paperdet3
Final da partida

Considerações divinas
Jogo bom, bonito e barato? Sim, esse é o Pocket Detective, uma série de jogos de investigação divertidos e simples, mas ao mesmo tempo leva para diversos caminhos e não possuem jogabilidade rasa.

De forma geral jogos de investigação precisam ter algum “peso”, ou seja, uma complexidade de regras ou ainda caminhos diversos que se dividem e subdividem a fim de atrasar a chegada do objetivo. Não dá mais para jogar Detetive com os jogadores mais “cascudos” e jogos de investigação são sempre bem-vindos.

A série entrega muito bem o que promete e ainda comporta até seis jogadores, o que sai na frente e inova com relação a outros jogos da concorrência, pois mesmo com muitas cabeças pensando o jogo entrega uma história mais elaborada.

Pontos positivos
– Bom, bonito e barato. Precisa de mais?

Pontos negativos
– Nenhum