Hora de começar sua coleção de jogos de tabuleiro!

Apesar de todos os avanços digitais em jogos modernos para computador, consoles e celulares, os jogos de mesa vêm ganhando seu espaço no nosso país, mesmo que com passos de formiga (e com alguma vontade).

Mesmo em anos de pandemia, o mercado brasileiro de jogos de tabuleiro têm crescido e atraído empresários, profissionais e a produção de títulos, sejam eles dependentes de sorte ou mais estratégicos. A cooperação ou competição em família ou amigos nunca perde a graça e com as dificuldades de aglomeração e vacinação, a tendência é que o crescimento do interesse pelos jogos de mesa continue.

tabuleirosforno1
São outros tabuleiros…

Portanto, para incentivar a procura de títulos diversos e também para ajudar aqueles que se interessaram pelo assunto e que não sabem por onde começar, segue abaixo uma lista divina de indicações de 10 jogos voltados para iniciantes!

Ficou com vontade de comprar algum? Os links vão te levar direto para promoções imperdíveis!

Catan é um jogo de tabuleiro moderno e ao mesmo tempo clássico, lançando pela editora Devir no Brasil. Nele é necessário construir estradas e vilas, onde cada jogador deve negociar para que haja um progresso nessas construções. Ganha quem conseguir construir mais e usar muita lábia para fazer trocas de matérias-primas será necessária! Catan possui média dificuldade e é recomendado para até 4 jogadores.

catancaixa1

Kingdomino, como o título diz, é um dominó repaginado e com novas formas de se jogar. Os jogadores devem construir o seu reino utilizando peças e regras semelhantes ao do dominó em uma partida rápida e disputada! Recomendado pela PaperGames até para crianças pequenas, pois é muito simples de se jogar.

O Jogo Real de Ur é um clássico internacional dos tempos antigos repaginado com técnicas modernas em madeira pela editora Mitra. Nesse jogo exclusivo para 2 jogadores, cada um precisa é entrar com todas as suas peças no tabuleiro, completar o percurso e sair com todas elas primeiro que o seu adversário. Entretanto, quem dita os movimentos são os dados!

realurcaixa1

Se sua família é grandinha então dá para economizar um bocadinho jogando o divertido Tem Purr A da Buró Brasil, onde até 7 pessoas apostam para ver quem come mais! Quando alguém receber 3 pontos negativos de tanto comer, a partida acaba. Risadas divinas!

tempurra1

Já para quem gosta de um modo solo, jogo barato e também poder jogar com as crianças, o pequeno Sprawlopolis da Funbox coloca os participantes para trabalhar juntos na construção de uma nova cidade a partir do zero usando apenas 18 cartas e um sistema de pontuação variável. Uma partida nunca é a mesma duas vezes!

sprawlopolis1

A risada é totalmente garantida pelo Vudu publicado pela Meeple BR por aqui, onde as caretas, bocas tortas e muita punições vão rolar soltas!. Se você quer desafiar o comportamento e concentração dos pequenos, então essa é uma boa pedida para retirar eles do videogame! O melhor? Existe até expansão para mais diversão!

vuducaixa2

Por fim, um jogo onde a percepção visual e agilidade são testados a cada carta, onde as cartas não possuem texto e todas as idades podem jogar é o Dobble, da Galápagos Jogos. Cartas redondas e fofas vão enganar seus olhos, cuidado!

dobblecaixa1

Comece sua coleção! Fugir dos computadores e videogames é saudável e pratica a interação em família!