Fugir de jogos caros

Ontem no dia 16 de setembro rolou um papo com o canal parceiro Dados do tabuleiro para a Gen Con online 2021 onde eu e Jack, dono do canal, batemos um papo ao vivo via Youtube sobre como fugir de jogos caros durante a pandemia.

De uma forma geral, o bate-papo fluiu muito bem com poucas pessoas participando do chat, mas bastante atentas ao que estávamos conversando. Durante essa pandemia que parece não acabar e aliado ao quadro econômico nada agradável do nosso país, os jogos de mesa estão ficando caros de se adquirir.

A alta dos preços de jogos não é nem de longe novidade, mas como fugir dos mesmos? Como tentar “rodar a coleção” sem gastar um pedaço do corpo para comprar um joguinho que seja? Com base no papo de ontem, aqui vão as algumas dicas muito interessantes!


Diferentes tipos de jogos, temas próximos
Jogar é muito bom, mas jogar o que seja similar em mecânicas não é tão bacana. Dificilmente um jogo de “leilão”, por exemplo, vai ser diferente de outro “jogo de leilão”. Isso é mais comum com temas e em diferentes momentos é possível até mesmo verificar temas próximos e bastante comuns no mercado em diversos jogos, como mortos-vivos por exemplo. Sim Zombicide, estou olhando para você.

Logo, fugir de temas próximos e mecânicas próximas é uma estratégia simples e válida: jogar Ticket to ride comum e depois uma de suas dezenas de variações talvez não seja tão diferente assim.

Quantas vezes vou jogar os meus jogos?
Em tempos de pandemia é simplesmente complicado jogar qualquer coisa em qualquer lugar, pois o vírus não separa quem joga tabuleiros de quem bebe no bar. Assim, um hábito comum de jogadores de jogos de mesa é comprar “cegamente”, algumas vezes até mesmo sem ler o manual do jogo antes (jogos antigos, por exemplo).

Considerando isto, pensar em quantas vezes um determinado jogo vai para mesa demonstra ser um comportamento simples e crucial. Mas como? Testar o jogo em plataformas online como Board Game Arena pode ser uma boa saída (jogos e regras em português!). Depois da sua compra por parte do grupo francês gigante de empresas de jogos de mesa Asmodee a plataforma cada vez renova seu catálogo online de jogos disponíveis com maior rapidez. Além disso, ainda existem títulos constantemente sendo adaptados para as versões digitais nas plataformas Tabletopia e Tabletop Simulator, ambas na Steam.

Vale também lembrar que a própria Steam, maior plataforma online de jogos de computador do mundo, também possui diversos tabuleiros digitais com versões independentes, desde Gloomhaven até clássicos como Carcassone e UNO.

Família que joga
Se a família joga, então jogos familiares, né? Talvez festivos? Afinal de contas se um título é jogado com certa frequência, quanto mais simples, melhor. Principalmente para quem tem pouca ou nenhuma experiência com os jogos modernos: joga-se mais quando se explica e monta o jogo em menos tempo, pelo menos na teoria.

Agora, se a família é pequena, talvez só a esposa ou marido, então jogos para 2 costumam ser mais em conta. Vale a pena dar uma olhada nas diferentes editoras brasileiras que possuem tais jogos em seu catálogo, principalmente aqueles que oferecem boas camadas estratégicas como 7 Wonders Duel ou Jaipur. Se quiser melhorar a organização e diversão das partidas é possível encontrar até mesmo organizadores profissionais e baratos na Amazon ou ainda sleeves (proteções para cartinhas).

bf_bf1

Se não comprar, o desconto é maior
Já dizia minha amada avó que “não gastar dinheiro cria economia”. Para isso, cuidado com o famoso “hype”: a promoção extrema de um produto que geralmente dura por um pequeno espaço de tempo. É o assunto que está “dando o que falar” ou algo sobre o qual todos falam e comentam; e dependendo da editora todo mês existe um “hype”. Algo que, em termos de jogos, normalmente não é abordado no blog divino.

Fugir da “onda do momento” pode também gerar a economia do sagrado dinheirinho de cada um. Porém, se não der para aguentar, procure sempre portais que costumam ter boas promoções, como a Amazon, lojas online e locais da cidade e visitas constantes ao Compara Jogos.

Uma divina e boa economia para todos nós!