O que é a “mecânica” nos jogos de tabuleiro?

Muitos leitores divinos que chegam aqui no blog são usuários novos no mundo dos tabuleiros e alguns termos podem acabar soando estranhos ou confusos de forma geral. É possível encontrar na web diversas definições sobre o que é cada componente, movimento, jargão e outros no mundo dos tabuleiro, mas não custa ter uma definição no blog divino, não é mesmo?

Hoje vou deixar aqui uma série de postagens esporádicas que tratam um pouco sobre os detalhes dos jogos que tanto amamos. Para começar nada mais básico e essencial que o conjunto de regras ou características que conduzem o funcionamento de um jogo de mesa: as mecânicas!

fb_mecanicas1

O termo “mecânica” é exatamente a característica de como funciona determinado jogo e que se diferencia da “categoria” de um jogo. Conceitos que se complementam, mas são diferentes e é importante ressaltar como é fundamental essa diferença. Em outras palavras, um pensamento bem comum de quem joga RPG de mesa é de que a “categoria” seria a “raça”, enquanto “mecânica” seria a “classe” de um personagem – um humano guerreiro por exemplo, onde “humano” é a raça e “guerreiro” é a classe do personagem. Conceitos complementares.

Elas também são uma forma de descrever e ao mesmo tempo padronizar uma forma de jogar do ponto de vista das ações possíveis de um jogo. Por exemplo, se em um jogo é necessário cantar partes de músicas para completar alguns objetivos do jogo, então os jogadores estão utilizando a mecânica de Cantar; se é necessário rolar um ou mais dados e anotar algum resultado em uma folha de pontos, então a mecânica utilizada é a de Papel e caneta e assim por diante.

A maioria dos jogos de mesa possui uma somatória de mecânicas diferentes, onde todas ajudam os jogadores a entender como se joga e descobrir preferências com mais assertividade na hora de comprar ou jogar um novo jogo. Existem mecânicas que definem como será a área do jogo, outras relativas a compra e venda e até mecânicas que definem a divisão dos jogadores em equipes ou em um só grupo.

Uma dica: se você quer conhecer todas as mecânicas de forma organizada e traduzida então visite a página da Ludopedia dedicada a isso!