Jogo que reflete diversidade é lançado com financiamento coletivo

O jogo de cartas brasileiro 7famílias está com um financiamento coletivo on-line aberto para viabilizar seu lançamento! Trata-se do mais novo projeto da empresa paulista \uia/ e tem como objetivo a diversão ao representar distintas formações familiares: famílias de pessoas negras, indígenas, com deficiência e transexuais.

7familiascompleto1

Inicialmente com sete cartas na mão, os jogadores têm de investigar com quem estão os outros integrantes de uma família que querem completar. A cada rodada, a brincadeira é tentar “roubar” algum membro que se precisa dos adversários para concluir alguma das famílias na mão de cartas.

Cada grupo (naipe) foi desenhado por sete ilustradores de diferentes histórias de vida e regiões do Brasil que foram convidados especialmente para o projeto e são também diversos entre si: LGBT, hétero, trans, negro, indígena, pessoa com deficiência. Eles levaram, ao processo de criação dos personagens, suas próprias referências e visões de mundo, além dos toques estilísticos. Por exemplo, uma das ilustradoras é Natalia Lobo, indígena Tupinambá, que fez sua criação inspirada na própria família.

familialaranjauia1

O jogo 7famílias pode ser aplicado como treino de atenção e memória e estimula o pensamento estratégico, abordando ao mesmo tempo a pluralidade e reforçando a naturalização da diversidade, um produto adaptado pela empresa \uia/, criada em janeiro de 2020 por Marina Takejame, relações públicas de Jundiaí/SP, e Thays Leonel, designer gráfica de Itapetininga/SP.

O site da \uia/ também comercializa, os jogos Librário, Baobá (jogo dos Orixás) e um kit feminista (Incríveis Inventoras e Triunfo), todos divinos e interessantes, desenvolvidos por parceiros que também levantam a bandeira da diversidade e inclusão.