Roll for lasers, um PnP diferente e divertido

Roll for lasers é um jogo de Kevin Dunkelberger e Brian Shoemaker lançado este ano de 2020 através da editora norte americana Glass Shoe Games. O jogo conta com as artes de Eric Streed.

Agradecimentos divinos para Brian Shoemaker por enviar os arquivos prévios de PnP! Thank you Brian for sending the PnP files!

O jogo se encontra em campanha no Kickstarter e já foi financiado! Clique aqui para conferir um print and play baratíssimo!

rollcapa

Mecânicas
– Papel e caneta
– Rolar e escrever

Um jogo roll & write onde todos jogam no mesmo tabuleiro, já que todos os jogadores estão tentando proteger um museu de um grupo de ladrões de obras de arte. Porém este não é um jogo cooperativo, pois todos possuem seu próprio time de segurança privada!

Cada rodada possui 3 fases onde os 6 dados do jogo são rolados. Na primeira fase todos colocam 3 alvos em jogo; na segunda fase colocam espelhos que refletem os lasers e na terceira fase os lasers são acionados a fim de acertar o maior número de alvos! Os dados é que dão as diretrizes em geral.

rolllasers2
Componentes

A cada rodada o tabuleiro também gira! Isso faz com que tanto as estratégias aplicadas anteriormente quanto as possibilidades para os oponentes mudem. Além disso, existem algumas habilidades especiais, bem temáticas, que podem ser usadas uma vez por partida para modificar um pouco posicionamento e regras em geral.

Toda vez que um laser passar por um alvo, o jogador faz um ponto. Conforme o jogo avança, os mesmos alvos podem marcar mais pontos para diferentes jogadores.

Os dados divinos são encontrados na loja parceira Taberna da Lhama!

rolllasers1
Exemplo de partida

Considerações divinas
Um bom título de rolar e escrever, Roll for lasers brinca com o conceito de um jogo que é competitivo, mas com algum aspecto cooperativo, porém sem deixar de lembrar aos jogadores que é necessário lutar pela vitória em pontos!

Este é um jogo simples e focado com uma proposta rápida e honesta, onde com poucos componentes e pouca escrita é possível fazer muita coisa com até 4 jogadores em uma mesma folha A4. Há de se admirar a inteligência e design colocados no jogo!

Por fim é possível ganhar mais pontos tanto pelo tabuleiro rodando quanto pelos erros e acertos de posicionamento dos adversários: lasers podem acabar passando mais de uma vez pelo mesmo espelho ou ainda por espelhos diversos, o que acaba rendendo muitos pontos!

O jogo se encontra em campanha no financiamento coletivo na plataforma Kickstarter, porém infelizmente não envia para o Brasil a cópia física, a não ser os arquivos PnPs. Não depende idioma e pode ser jogado com apenas 6 dados, além de também pode ser plastificado ou colocado dentro de uma pasta plástica transparente para reaproveitamento da folha de jogo!

Resumindo, um ótimo PnP de um dólar apenas!

Pontos positivos
– Diferente pelo aspecto cooperativo e competitivo implementados
– Simples e rápido de jogar
– Fácil de ensinar

Ponto negativo
– Não envia para o Brasil a cópia física