Enigma sudoku é um desafio matemático em cartas

Enigma Sudoku é um jogo brasileiro de cartas de 2009 criado por Lino de Macedo e M. César de Oliveira. A primeira versão do jogo ficou por conta da Copag, assim como algumas versões posteriores.

Em 2018 o jogo foi relançado pela empresa de brinquedos e livraria Pingo no I. Esta é a versão atual até hoje no mercado brasileiro, sendo inclusive vendido pela Ludeka.

Mecânicas
– Construção a partir de modelo
– Movimento em grades

O jogo Enigma Sudoku é um jogo de cartas onde, através do uso de lógica com os números a serem colocados nas casas corretamente, o jogador tem como objetivo acertar o maior número de enigmas em menor tempo.

sudoku_componentes1

Para quem não sabe, sudoku é um jogo criado por Howard Garns e baseado na colocação lógica de números. O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões, porém sem repetições dos números escritos. Originalmente era chamado de “Number place”.

sudoku_cartas1
Desafios em diferentes níveis

Através da corridinha de quem acerta mais resultados dos desafios é que se faz o vencedor em uma partida com dois ou mais jogadores. Ou ainda o jogo pode ser jogado solo para se auto desafiador a acertar cada vez mais enigmas. Ainda é possível utilizar o jogo em sala de aula, em duplas, com crianças e em sessões de estudos.

sudoku_exemplo1
Exemplo de enigma e solução

Considerações divinas
Enigma sudoku é mais um conjunto em diferentes níveis do que um jogo. Não deixa de ser um jogo pelo aspecto lúdico, o desafio de ir cada vez mais longe nas dificuldades do sudoku propostas, mas existe um forte aspecto de ensinar tanto a lógica quanto a matemática em si.

A proposta se encaixa muito bem na ideia de ensinar a lógica e como funciona o sudoku, inclusive para idosos e crianças, já que existem diferentes níveis de dificuldade. Em termos de exercitar a memória, também é uma excelente ferramenta.

Um jogo pequeno, de cartas, objetivo e com proposta honesta.

Pontos positivos
– Serve para todas as idades
– Fácil de aprender

Pontos negativos
– Nenhum