Se livre das suas cartas em Telma!

Telma é um jogo brasileiro criação do paulistano Pedro Ometto lançado 2017 pela Devir Brasil aqui em nosso país. As artes ficam por conta do estúdio que criou o jogo em si, o Tamanduá Jogos!

Agradecimentos divinos à editora Devir pelo jogo!

telmacaixa1

Mecânicas
– Memória
– Reconhecimento de padrão

Cada jogador precisa ter boa memória e ser rápido para se livrar de todas as suas cartas e pontuar: esse é o objetivo em Telma! O primeiro jogador revela a primeira carta da sua pilha e, um a um, em sentido horário, os oponentes vão revelando sua primeira carta. E isso vai acontecendo até que dois jogadores tenham diante de si cartas com o mesmo símbolo.

telma_componentes1
Componentes

Nesse momento ambos os jogadores estão em disputa e aquele que disser o apelido do outro jogador primeiro, vence! Isso porque, no começo da partida, cada jogador decide um “apelido” para si. O perdedor pega todas as cartas da mesa que foram reveladas e coloca debaixo da sua pilha.

O jogador que recolheu as cartas recomeça revelando sua primeira carta. Assim que um jogador ficar sem cartas ele vence a primeira rodada e recebe um ponto de vitória. Embaralha-se as cartas e começa a segunda rodada, porém agora o apelido recebe um adjetivo, por exemplo: carro azul, onde “carro” foi o apelido da primeira rodada e “azul” o adjetivo da segunda.

telma_cartas1
Cartas do jogo

Por fim, na terceira rodada, os jogadores precisam adicionar uma procedência ao seu apelido com adjetivo: carro azul “brasileiro”. O jogo segue normalmente com as cartas que, se combinadas, criam disputadas para quem falar em alto e bom tom o apelido completo do oponente primeiro.

O jogo ainda possui cartas duplas que criam disputas mais rapidamente, além da carta da própria Telma onde qualquer um pode falar o apelido de qualquer um! Nesse caso, quem teve seu apelido falado corretamente leva todas as cartas jogadas!

telma_partida1

Considerações finais
Telma é uma pequena joia festiva criada por brasileiros onde, através de uma mecânica simples, é possível criar uma partida cheia de risadas e alguma fúria pela falta de sorte ou jeito de alguns!

Um jogo tão simples e ao mesmo tempo muito divertido e que exige boa memória, além de reflexos rápidos para identificar os símbolos iguais. Telma fica ainda mais caótico quando alguma das cartas é dupla, podendo envolver até 3 jogadores na mesma contenda ou quando surge a carta “O Surto”.

A gritaria começa cedo e isso pode incomodar alguns jogadores, além da boa memória, que pode frustar alguns. Ainda assim esse é um ótimo jogo pequeno que diverte com muita facilidade!

Vale ressaltar que a segunda edição do jogo vem com arte e caixa novas!

Pontos positivos
– Simples, rápido e fácil
– Atende todos os públicos
– Jogo e arte brasileiros

Pontos negativos
– Risadas altas e boa memória podem frustar alguns jogadores