Desenvolva sua micro civilização em Micro Impérios!

“Em Micro Impérios, cada jogador assume o papel de líder de uma civilização que deve progredir e se desenvolver com mais eficiência que seus inimigos.” – Página do jogo no portal Ludopedia

microcaixa1

Micro Impérios é um protótipo criado e desenhado por Adley Oliveira. Um protótipo já nos estágios finais pelo seu próprio selo, o Caravana Jogos.

Agradecimentos divinos pelo protótipo com qualidade Game Maker!

Mecânicas
– Colecionar componentes
– Gestão de mão
– Seleção de cartas
– Toma essa

Em Micro Impérios a missão de cada jogador é desenvolver seu império a fim de realizar mais pontos de vitória ao final da partida. Para isso, deve-se baixar cartas de desenvolvimento da civilização a fim de progredir com a mesma durante o jogo.

micro_componentes1
Componentes do protótipo

Durante sua vez cada jogador pode gastar suas duas ações para baixar ou conseguir novas cartas de desenvolvimento, seja com a compra direta, com troca ou ainda com uma compra fechada. Com o máximo de duas cartas na mão, a cada turno as cartas que são baixadas devem respeitar tanto os símbolos nas bordas das que estão na mesa quanto os recursos necessários para se baixar a mesma.

Uma vez baixada, as cartas de desenvolvimento possuem habilidades que precisam ser resolvidas: pegar uma carta de algum adversário, melhorar as opções de pontos ao final da partida, dentre outros. Essas habilidades afetam diretamente o jogo e precisam ficar à mostra, pois algumas valem muito para o final da partida.

micro_partida1
Exemplo de partida

Quando as cartas de desenvolvimento acabam, todos jogam o que podem e a partida se encerra. Ganha quem tiver mais pontos de vitória através das cartas e recursos à sua mesa de jogo.

Considerações finais
Um jogo simples com regras objetivas que pode facilmente ganhar público: esse é Micro Impérios. Um jogo brasileiro muito bem feito e com ótima jogabilidade.

Micro Impérios coloca o jogador em um momento de decisões interessantes e ao mesmo tempo rápidas, pois só se pode ter 2 cartas na mão. A troca e jogadas das cartas é ao mesmo tempo objetivo e estratégica, mas sem deixar o aspecto divertido e interessante das escolhas das mesmas de lado.

Poderia existir mais conteúdo em cartas e também um modo de jogo em duplas, ou ainda contra o jogo em si com regras adaptadas, mas são apenas sugestões.

Ainda é necessário reformular algumas cartas quanto aos ícones e revisar o manual, mas sem dúvida este é um bom jogo pequeno, ao estilo pocket, que poderia se tornar oficial no catálogo brasileiro.

Pontos positivos
– Criação brasileira de qualidade
– Regras objetivas
– Mecânica bem aplicada

Pontos negativos
– Poderia existir mais conteúdo ou novos modos de jogo