Sete naipes, sete cores, mas não sete amores em Seven7s

“O número mágico 7 possui significados, poderes e coincidências que datam da aurora dos tempos. Em Seven7s, você possui os poderes de sete dos 7 mais famosos da história. Esses poderes devem ser usados com cuidado para derrotar seus oponentes.” – Caixa do jogo, tradução livre

sevenscaixa1

Seven7s é um jogo de Jason Tagmire lançado em 2015 pela editora Eagle-Gryphon Games com as artes de Fabrice Weiss e com o design gráfico de Adam P. McIver (Gold West).

Agradecimentos ao leitor divino e ator Felipe Veiga!

Mecânica
– Gestão de mão

Seven7s (se lê “seven sevens”) é um jogo de cartas com naipes e cores que fazem funções diferentes entre si, além de habilidades diferentes nas cartas. Os naipes são: Ages of Man, Colors, Deadly Sins, Holy Virtues, Lucky Gods, Seas, and Wonders. Esses naipes diferentes possuem setes cartas numeradas de 1 a 7 nas sete cores do arco-íris, conforme a imagem abaixo.

seven_cartas1
Todos os naipes possuem setes cores e sete cartas numeradas, uma em cada cor

Considerando essas informações, durante a partida todos precisam trabalhar para construir uma área comum de jogo onde existirão sete colunas de cartas, correspondendo aos sete tipos de cartas diferentes presentes no jogo. Essa área de jogo no centro da mesa vale para todos, tanto para pontuação quanto para o final da partida. Um exemplo é a carta da ponta direita é uma carta com valor 2, de cor laranja e do naipe “Seas”.

seven_mao2

Na sua vez, o(a) jogador(a) escolhe uma das três cartas que possui na mão, joga e depois completa a mão para até três cartas. Se a carta jogada for colocada em uma coluna do seu naipe, então quem jogou pode realizar a habilidade da mesma.

De forma resumida, as habilidades das cartas são:

  • Deadly Sins: Descartar uma carta da mão de um oponente para a coluna correspondente;
  • Holy Virtues: Comprar uma outra carta do baralho central e jogar novamente;
  • Lucky Gods: Adivinhar a cor ou número da próxima carta do baralho, se estiver correto ganha 2 pontos ao final da partida;
  • Seas: Pegar a carta recentemente jogada por qualquer um e colocar na mão;
  • Wonders: Olhar e reorganizar as três primeiras cartas do baralho central antes de comprar ou olhar a mão de um oponente;
  • Ages of Man: Negar a pontuação das cartas mais altas em jogo quando jogado em sua coluna ou aumentar a quantidade de cartas de outra coluna qualquer para acelerar a partida;
  • Colors: Definir a cor coringa do jogo, permitindo que cartas desta cor sejam jogadas em qualquer coluna. Também faz com que as cartas de cores coringas tenham a pontuação máxima possível ao final da partida.
seven_partida1
Partida em andamento

Assim que uma das colunas em jogo possui 7 cartas, a partida acaba imediatamente. Os pontos são contados de acordo com as cartas que cada um possui na mão (sendo sempre 3 cartas) e levando em consideração as habilidades que foram jogadas durante a partida (vide resumo das habilidades acima).

seven_componentes1
Componentes

Considerações finais
De simples, nem o nome o jogo tem. Seven7s, ou “sete setes” em português”, é um jogo que possui uma mecânica bem objetiva de jogar e completar a mão, mas a leitura da mesa, dos oponentes e também o uso dinâmico das habilidades faz desse jogo um título para jogadores com média experiência em jogos de tabuleiro ou de cartas em geral.

Como o próprio nome diz, aqui existem sete naipes. Para cada naipe, as sete cores do arco-íris. Para cada naipe, também uma habilidade diferente. Portanto, mesmo com apenas 3 cartas na mão, existe uma alta demanda de boas escolhas e leituras em geral, o que pode gerar turnos demorados, mesmo um jogo que tem tudo para ser relativamente rápido (jogar dentre apenas três cartas e repor a mão).

Por um outro lado, esse conjunto de informações e cores também faz de Seven7s um jogo único. Brincar com tantos naipes e cores não é visto de forma comum em jogos de cartas e isso gera um jogo tático onde as escolhas das melhores jogadas nem sempre são óbvias e certamente vão mudar a cada turno dos oponentes – as cartas Ages of Man e Colors vão quase sempre ditar as reviravoltas na partida.

Linda arte e tema abstratos, porém bem desenvolvido, finalizam o que se pode considerar de um bom jogo pequeno, mas que com certeza fica melhor com a mesa correta e com jogadores que tem facilidade em aprender as entrelinhas de Seven7s. Conforme as partidas se acumulam, o jogo brilha cada vez mais.

Pontos positivos
– Jogo de média complexidade e regras objetivas
– Linda arte e tema
– Muitas possibilidades de estratégia e escolhas

Pontos negativos
– Muitos naipes, cores e habilidades podem confundir
– Exige algumas partidas para brilhar, o que pode causar más primeiras impressões